Representações

O Gambá tem atuado de forma sistemática no acompanhamento e intervenção nas políticas públicas da área ambiental.  Esse trabalho ocorre, entre outras formas, através de sua participação nos colegiados (conselhos, comitês, comissões) municipais, estaduais e federais.

Articula-se com as entidades ambientalistas baianas e do Nordeste para indicar ou para candidatar-se a assumir assentos de representação do movimento em âmbito local, estadual e nacional.

Dessa forma colabora com a formulação de resoluções e diretrizes que devem nortear as decisões dos gestores públicos e da sociedade; contribui na elaboração e definição de políticas públicas, na melhoria da legislação ambiental, no licenciamento ambiental e no aperfeiçoamento de instrumentos e incentivos para a proteção e uso sustentável dos recursos ambientais; além de monitorar programas, planos e projetos que possam causar impactos ao meio ambiente.

Mais detalhes serão encontrados na página “Ações /Projetos”, onde pode ser conhecido o histórico da participação em colegiados, como ações realizadas, e onde pode obter-se mais informações sobre as participações em andamento, quais sejam:

Nacional

CPDS – Comissão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira: suplente representando o Fboms – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais.

Estadual

Cepram – Conselho Estadual de Meio Ambiente: titular representando as entidades ambientalistas da BA

CERBMA – Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Bahia: titular representando a Rede de ONGs da Mata Atlântica e funcionando como Secretaria Executiva do Comitê

CIEA-BA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia: titular representando as entidades ambientalistas da Região Metropolitana de Salvador e representando a sociedade civil na coordenação dessa Comissão.

Comitê da Bacia do Recôncavo Norte: suplente representando as entidades da sociedade civil situadas na Bacia

Municipal

Conselho Consultivo do Parque de Pituaçu: titular representando entidades da sociedade civil com atuação na área do Parque.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA