Acompanhamento das Conferências Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Por considerar que as Conferências podem ser espaços importantes de exercício da cidadania e momentos educativos bastante proveitosos, o Gambá participou dos processos de preparação e de realização das  I, II e III Conferências Nacionais Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), e colaborou com a realização da I Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA)

O Gambá fez parte das COEs – Comissão Organizadora Estadual desses eventos, junto com outras entidades, colaborando com o planejamento das conferências, a elaboração das programações, a definição de metodologias de trabalho e a divulgação dos eventos.

Na I CNIJMA, em 2003, além de participar da COE, o Gambá acompanhou o CJ – Coletivo Jovem da Bahia, no processo de escolha dos jovens delegados e delegadas da Bahia, que participaram da finalização da Conferência Nacional em Brasília. Junto com o CJ, o Gambá organizou toda a logística da recepção dos jovens delegados e delegadas de todo o Estado, que se reuniram em Salvador. Ainda com o CJ, realizou as oficinas de preparação desses jovens para a participação em Brasília. Bem como se encarregou de recebê-los no retorno de Brasília e encaminhá-los para seus municípios de origem.

Na II CNIJMA, em 2005, o Gambá contribuiu da mesma forma, envolvido na COE, que desta vez teve a participação mais efetiva da SEC – Secretaria de Educação do Estado da Bahia, dando um suporte maior na logística do evento.  O Gambá ainda fez parte do grupo de monitoras adultas, que acompanharam a delegação dos jovens baianos na ida à Brasília.

Na III CNIJMA, em 2007/2008, que teve também o desdobramento na I Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, o Gambá colaborou com a divulgação e as discussões da metodologia do evento local, ajudando também na preparação da delegação baiana.

Esse processo foi um desdobramento da implantação da Política Nacional de Educação Ambiental e dele resultou a REJUMA-BA – Rede de Juventude pelo Meio Ambiente da Bahia, vinculada à REJUMA nacional e há jovens do Gambá que fazem parte dessa rede.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA