Campanha de criação e regulamentação do Parque da Chapada Diamantina

A atuação do Gambá, na Chapada Diamantina, teve início na década de 80, com a campanha pela criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Logo depois, surgiu a necessidade da sua regulamentação, em função da forma inadequada do uso dos recursos naturais e da atividade do turismo.

Em dezembro de 1994, o Gambá, juntamente com outras entidades ambientalistas que atuavam na região, organizou a “I Jornada Pró-Regulamentação do Parque Nacional da Chapada Diamantina”. Paralelo a este processo teve início também um movimento nos municípios da região para a criação das Comissões de Meio Ambiente, formadas por pessoas que já estavam trabalhando em defesa e preservação da Chapada.

O Gambá participou do Conselho Consultivo do Parque, através de suas Câmaras Técnicas, compostas por órgãos públicos (Ibama, Semarh, CRA e Prefeituras), organizações não-governamentais da região e Associação de Condutores de Visitantes. O Gambá fez parte do conselho do Prodetur, Programa de Desenvolvimento de Turismo.

Em defesa da regulamentação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, 1994

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA