Organização e participação no Forum Global – ECO-92

Em 1992 a ONU – Organização das Nações Unidas organizou, no Rio de Janeiro, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida por ECO 92, com a intenção de promover um grande debate com todos os países do planeta sobre a relação entre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Esta conferência aconteceu 20 anos depois do primeiro evento sobre ambiente humano, realizado em Estocolmo, Suécia, também promovido pela ONU e que deu origem ao dia 5 de junho daquele ano, dia este que ficou consagrado como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ECO 92, a sociedade civil planetária teve a iniciativa de promover uma conferência paralela à oficial, que foi denominado Fórum Global, visando influenciar as grandes decisões dos governos e fazer uma grande aliança planetária em busca de uma verdadeira sustentabilidade ambiental.

No Brasil foi criado o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – FBOMS, composto na época por cerca de 3.000 instituições, que teve a tarefa de organizar o Fórum Global, junto com diversos parceiros internacionais. Alguns estados criaram fóruns estaduais de ONGs e Movimentos Sociais.

O Gambá participou ativamente deste processo, desde a fundação do Fórum Bahia de ONGs e Movimentos Sociais – FBOMS, coletivo que ajudou a articular, antes e durante o evento no Rio de Janeiro, além de compor a sua coordenação nacional.

Na Bahia, o Gambá colaborou com a mobilização de várias entidades e pessoas para participar deste processo. A entidade também promoveu estudos sobre a problemática ambiental do Estado na época e desenvolveu o projeto Escola Itinerante, uma iniciativa de Educação Ambiental com um grupo de 16 crianças e adolescentes em busca de uma nova metodologia de aprendizagem.

No Fórum Global, o Gambá teve participação direta  na elaboração de teses e dos tratados da sociedade civil sobre Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis e Responsabilidade Global, Energia, Nuclear, Florestas e Biodiversidade.

Além de manter uma participação ativa no FBOMS pós ECO 92, o Gambá esteve presente nas conferências Rio + 5, ocorrida no Rio de Janeiro em 1997 e na Rio+ 10, em Joannesburg, África do Sul, em 2002, que tiveram como objetivo avaliar os resultados da ECO 92. Também acompanhou as posições oficiais brasileiras e da sociedade civil nas conferências temáticas para discussão das duas principais convenções assinadas na ECO 92, de Mudanças Climáticas e da Diversidade Biológica.

Rio+ 20

Neste momento, em que se inicia o processo preparatório da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimentos Sustentável, que ocorrerá em maio e junho de 2012 no Rio de Janeiro e a Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo ao oficial, nossa participação será no sentido de colaborar para que esse evento seja uma continuidade dos anteriores e que os Governos ali reunidos façam, de fato, uma avaliação do que ocorreu nesses últimos 20 anos e proponham soluções efetivas para uma nova economia e uma nova sociedade!

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA