Grupo de Estudos do Gambá relaciona temas socioambientais à conjuntura política

21/07/2016

Untitled-1

No dia 11 de julho  o Gambá iniciou um grupo de estudos para reflexões e diálogos sobre o movimento socioambientalista baiano na atual conjuntura política. O tema desse primeiro encontro foi agroecologia e o engenheiro Carlos Eduardo Souza Leite (Caê), conselheiro do Gambá e diretor do SASOP, mediou a conversa que tratou da agroecologia como um modelo alternativo à crise global que vivemos.

O próximo encontro acontece 4 de agosto e o tema vai ser Ecologia e Políticas Urbanas, para tratar da interação da cidade e das políticas urbanas com a natureza. O antropólogo Ordep Serra vai mediar o encontro em que não devem faltar as discussões sobre o PDDU e LOUOS de Salvador, políticas urbanas que estão sendo redesenhadas pela atual gestão municipal sob muitas críticas da sociedade civil. O encontro acontece às 18h na Nossa – Casa Colaborativa, na rua Alagoinhas, 321, Rio Vermelho (em frente à Casa do Rio Vermelho). Veja Mapa de localização.

O grupo de estudos é um espaço para reflexão e construção coletiva do movimento sociombientalista baiano. Queremos reunir pessoas interessadas em trocar conhecimento, refletir e construir coletivamente um espaço de onde podem florescer ações articuladas, integrando a cidadãos historicamente envolvidos com o socioambientalismo baiano a uma nova geração de interessados nas questões ambientais. Os encontros acontecem mensalmente, em Salvador.

1º Encontro

IMG_1237

Foram cerca de 30 participantes no primeiro encontro para falar sobre Agroecologia. Caê fez uma fala expondo a oposição entre os modelos do agronegócio, baseado na especulação financeira, e da agroecologia, focado na produção de alimentos de forma saudável. Ele defende que a crise na qual nos encontramos é global e que é necessário encontrar brechas para resistência, novos modos de nos informarmos, produzirmos e também de faze
r militância política.

As conversas articularam militantes do Gambá com novos atores e giraram em torno de como superar a crise política, ética e de representatividade que se coloca no país hoje e evitar os retrocessos que se colocam na agenda política. A articulação de diversos setores e a construção de uma pauta que aproxime os movimentos sociais da agenda socioambiental foi uma demanda constante nas falas.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA