Parceiros

A construção de parcerias e a articulação com sujeitos locais é uma das estratégias adotada pelo Gambá desde 1996, quando começou sua atuação na região do Recôncavo Sul Baiano.

Os resultados exitosos da primeira fase do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, ocorrida entre 2010 e 2012, devem-se a união de forças entre o Gambá e seus Parceiros, haja vista que a maioria deles tem articulação direta com o público beneficiado pelo Projeto, o que amplia e fortalece o diálogo do Gambá com estes atores. Os Parceiros também participam como membros do Conselho Gestor, sendo então responsáveis pelo monitoramento e fiscalização das atividades realizadas pelo Projeto.

Segue abaixo a relação das parcerias firmadas e fortalecidas para a continuidade da realização deste Projeto.

logo-UFRB

 

Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB

As atividades de pesquisas e técnicas/científicas como marcação de matrizes, herborização e avaliação da fixação de carbono que serão realizadas pelo Projeto contará com a Parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo – UFRB e o Gambá, por meio de um Convênio Técnico Científico e de Estágio.

Através de ações educativas conjuntas com o Gambá, a Universidade tem estimulado a formação de profissionais nas áreas de Biologia, Agronomia e Engenharia Florestal, com a realização de aulas práticas com enfoque ambiental.

 

Prefeitura de Castro Alves

 

Prefeitura Municipal de Castro Alves

A Prefeitura de Castro Alves efetivou sua Parceria com o Gambá em 2010 e tem mostrado o diferencial de uma Parceria bem sucedida entre poder público e terceiro setor. Com a intenção de realizar uma gestão ambiental, a Prefeitura ampliou e fortaleceu o trabalho do Gambá e do Projeto no município, articulando e propagando as ações de reflorestamento das APPs e implantação das cercas vivas e ampliando também a participação dos proprietários(as) rurais e do público em geral nas atividades educativas realizadas pelo Projeto.

 

STTR Elísio

 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Elísio Medrado

O STTR de Elísio Medrado tornou-se Parceiro do Gambá em 1997. Após um processo de sensibilização, o STTR assumiu a questão ambiental como uma de suas frentes de trabalho diante dos proprietários(as) rurais, participou em campo das monitorias de pesquisa do Gambá sobre bosques energéticos e cercas vivas, e, desde 2003, acompanha e participa das atividades do Gambá através dos Conselhos Gestores dos Projetos, fortalecendo a Parceria.

Dentre os trabalhos realizados por esse Sindicato merece destaque a realização do Sindicato Itinerante – serviço prestado aos trabalhadores(as) rurais em suas comunidades, levando também a participação do Gambá para a promoção e incentivo do reflorestamento de APPs e o combate ao desmatamento e a caça de animais silvestres.

 

STTR São Miguel

 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel das Matas

Esse Sindicato e o Gambá são Parceiros desde 1977, quando começaram a desenvolver atividades conjuntas de defesa do meio ambiente de São Miguel das Matas, promovendo articulação e diálogo direto com os produtores(as) e proprietários(as) rurais, incentivando o reflorestamento e o combate ao crime ambiental. Além de ter sido membro de Conselhos Gestores dos Projetos executados pelo Gambá, o Sindicato tem participado dos grupos de pesquisas de campo sobre os bosques energéticos, estimulando e fortalecendo as implantações de bosques energéticos e cercas vivas nas comunidades do município, buscando soluções sustentáveis para o uso da lenha e o cercamento das propriedades.

Atualmente, a principal ação desenvolvida por esse Sindicato é a busca de soluções para a adequação ambiental das casas de farinha do município, através de alternativas sustentáveis para a demanda de lenha que tem como objetivo coibir o desmatamento dos remanescentes florestais e a compra da madeira ilegal.

 

STTR Varzedo

 

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Varzedo  

O STTR de Varzedo tem sido Parceiro do Gambá desde 1997, sempre mantendo a interlocução com os trabalhadores(as) rurais por meio do incentivo ao reflorestamento de APPs e o combate ao desmatamento. Também tem assumido assento nos Conselhos Gestores dos Projetos realizados pelo Gambá desde 2003.

Dentre as atividades realizadas através dessa Parceria destaca-se o Programa Consórcio da Juventude, que capacitou 23 jovens da zona rural de Varzedo com um Curso de Produção de Mudas Nativas e Reflorestamento. O curso realizou-se através de um programa de voluntariado no CPMVS – Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre do Gambá.

 

STTR Santa Terezinha

 

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Terezinha

O STTR de Santa Terezinha  é Parceiro do Gambá desde 1998 e desde então vem desenvolvendo atividades conjuntas com o Gambá na defesa do meio ambiente no município promovendo também a articulação e o diálogo direto com os produtores(as) e proprietários(as) rurais, incentivando o reflorestamento e o combate ao crime ambiental. Também integrou-se aos Conselhos Gestores dos Projetos executados pelo Gambá.

O principal trabalho realizado por essa Parceria tem sido o incentivo às atividades de apicultura e meliponicultura e ao reflorestamento para fortalecimento da produção.

 

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Castro Alves  

O STTR de Castro Alves firmou Parceria com o Gambá em 2010 com sua participação no Conselho Gestor do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis. A partir de então vem ampliando a inserção do Gambá no município desenvolvendo ações conjuntas de conscientização ambiental.

 

Missão Batista Vida Plena

Quando o Gambá chegou à região da Serra da Jibóia, em 1996, o Pastor Arivalter Vidal Sales tornou-se Parceiro do Gambá na execução de atividades em defesa do meio ambiente, a exemplo da promoção de palestras ambientais nos cultos dominicais, o incentivo à recuperação de Áreas de Preservação Permanente – APPs e Áreas de Reserva Legal – ARLs degradadas, bem como o combate aos crimes ambientais. A partir de 2003, assumiu assento nos Conselhos Gestores dos Projetos desenvolvidos pelo Gambá através do CPMVS, acompanhando de perto as ações desenvolvidas e representando o seguimento das Igrejas Protestantes.

Realização


Patrocínio