Observatório de Políticas Públicas

Reunião com parceiros do Programa em 2008 na sede do Gambá

O Observatório das Políticas Públicas vem constituindo-se em uma importante ferramenta de atuação do Gambá, dando maior consistência ao trabalho de  monitoramento e de controle social, fortalecendo a nossa capacidade de ação e articulação como uma instituição referência na causa ambiental. Atualmente está dedicado a observação das políticas públicas ambientais em Salvador, focando na realidade do município, por meio de parceria com o Ministério Público da Bahia.

O observatório tem por objetivo criar e instalar um processo organizado de observação e de levantamento de informações sobre as questões ambientais em discussão, buscando mobilizar as comunidades envolvidas para a construção coletiva de uma agenda socioambiental e organizando um banco de dados de textos, artigos e documentos sobre as temáticas abordadas.

Entre 2005 e 2010, o Observatório foi desenvolvido através de dois projetos, financiados pela Fundação Avina, (1) Observatório de Políticas Públicas (2) Observatório “Nosso Recôncavo Baiano”, ambos voltados para o monitoramento dessa região da Baía de Todos os Santos (BTS) e seu entorno.

Destacamos abaixo as principais atividades realizadas e os resultados alcançados:

  • Encaminhamento, aos órgãos responsáveis, de sugestões de políticas públicas sustentáveis para o território, elaboradas em parceria com outras instituições.
  • Produção de releases sistemáticos à imprensa sobre temas que o Observatório tem trabalhado e que constantemente são veiculados na mídia impressa, televisiva e radiofônica, sendo o Gambá citado várias vezes. Com este trabalho o Gambá fortalece seu vínculo com a imprensa local, sendo cada vez mais referência para temas ambientais, como fonte de informações e para emitir opiniões.
  • Produção do boletim Fala Gambá em meio eletrônico, no período de realização do projeto.
  • Organização de e/ou participação em eventos públicos de mobilização e sensibilização que contaram com a participação de membros de ONGs, de movimentos sociais, de lideranças comunitárias, de representantes do Ministério Público, de gestores públicos e de um público interessado, para discussão de diversos assuntos relacionados com as questões socioambientais do território.
  • Participação na constituição dos coletivos regionais de articulação da sociedade civil: Fórum A Cidade é Nossa e a Comissão Pró-Iguape.
  • Participação em colegiados ambientais com atuação no território, como o Conselho da APA da BTS – Baía de Todos os Santos, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Salvador, Conselho do Prodetur de Salvador e Entorno e Cepram
  • Monitoramento dos principais planos, programas e projetos públicos e privados com interferência nesse território
  • Mapeamento de conflitos socioambientais locais.
  • Organização de banco de dados com textos técnicos, documentos e artigos com informações socioambientais do território
  • Seleção e sistematização dos principais indicadores ambientais e de qualidade de vida.

Para o fortalecimento das articulações alcançadas nesse período, o Gambá segue buscando apoio para dar continuidade a esse acompanhamento, necessário para o exercício do controle social.

Confira edições anteriores do Fala Gambá com diversas ações desse programa.

Com a reformulação da comunicação da entidade, os conteúdos do Fala Gambá fica disponível aqui no site, no formato de Notícias. Contudo, caso tenha o interesse de receber nosso material informativo e reflexivo por email, solicite a inclusão no nosso mailing, pelo endereço eletrônico: ascom@gamba.org.br

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA