Anuário de Mata Atlântica conta com construção colaborativa

03/05/2012

Para consolidar e atualizar de forma sistemática as informações sobre o bioma da Mata Atlântica é que está em curso o projeto “Anuário Mata Atlântica”, realização conjunta entre o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA) e diversas instituições governamentais e não governamentais de âmbito federal e estadual. O objetivo do programa é possibilitar um balanço anual (e plurianual) sobre a situação da Mata Atlântica e ecossistemas associados, tornando essas informações acessíveis aos interessados. Essa plataforma deverá oferecer subsídios e ações de proteção, desenvolvimento sustentável e recuperação do bioma.

Dois produtos serão gerados a partir do projeto: uma publicação anual, no formato almanaque. Além de uma versão síntese disponível para internet. O projeto Monitoramento das Metas de Aichi  – (CDB – Convenção de Diversidade Biológica) 2020 visa levantar informações de como o Brasil está cumprindo metas, resultados das reuniões das partes das Convenções da ONU sobre Biodiversidade. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, visite o Site do Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica: http://www.rbma.org.br/

Em março de 2012, foi realizada uma força tarefa para levantamento de informações, que estão sendo compiladas até o fim de abril. Em maio, esse material será encaminhado para os pontos focais e colaboradores da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A expectativa é que na Rio +20, o texto do Anuário da Mata Atlântica 2011 possa ser lançado, reunindo informações e conteúdos construídos de forma colaborativa.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA