Pedalada ecológica chama atenção para a necessidade de conservar a Serra da Jiboia

11/05/2015

serra da jibóiasemdata

Pedalada de 14km  é oportunidade de apreciar o maior remanescente florestal de Mata Atlântica do Recôncavo Sul Baiano

No dia 31 de maio um grupo de ciclistas vai ter a oportunidade de desfrutar uma pedalada através do maior remanescentes florestal do Recôncavo Sul Baiano: a Serra da Jiboia. Serão 14km de pedalada em estrada de chão batido através da serra. A concentração e saída será da comunidade de Pedra Branca, em Santa Teresinha, passando pela Pioneira, mirante de onde é possível visualizar quase toda a região, e retornando à comunidade.

A intenção do evento é chamar a atenção para a necessidade de conservar a Serra da Jiboia, remanescente florestal de Mata Atlântica com mais de 22 mil hectares e ameaçado pela expansão do desmatamento, falta de fiscalização ambiental e de instrumentos de proteção. Só há uma Unidade de Conservação na área e trata-se de iniciativa de um proprietário particular. A ideia de realizar o evento surgiu dos conselheiros do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e do Projeto Serra da Jiboia, ambos atuantes na busca de conservação ambiental no Recôncavo Sul.

Enquanto os ciclistas suam a camisa para chegar à pioneira, em Pedra Branca acontecerão atividades de educação ambiental voltadas para quem ficar na área. Serão realizadas várias atividades: distribuição de mudas, um plantio simbólico de árvores nativas, atividade dos Canteiros Coletivos na praça da comunidade, uma roda de conversa sobre a serra da jiboia e visita à produção local de vinho.

Cicloturismo

Para o professor de biologia e ciclista Armando Nascimento o cicloturismo é uma forma de conhecer novos lugares enquanto pratica esporte. Além disso, ele afirma que é uma atividade que favorece a consciência ambiental, “a pessoa tem mais contato com a realidade. Passa mais lentamente pelos locais, observa os impactos ambientais. A velocidade mais baixa permite isso”, explica.

Para o Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural de Dom Macedo Costa, Sidnei Rodrigues, o trajeto proposto é uma ótima experiência para quem gosta de contato com a natureza: “vai ser possível ver árvores nativas na região e espécies preservadas que são difíceis de encontrar em outros locais. O trajeto é de dificuldade média, não é tão íngreme, porque o acesso é feito pelo contorno da Serra, o que facilita. A vista da Pioneira, por onde passaremos, é espetacular. De lá é possível ver os principais municípios do recôncavo, parece que você está no topo do mundo”, explica ele, que é um dos organizadores do evento.

Serra da Jiboia

A Serra da Jiboia está localizada no território de cinco municípios no Recôncavo Sul Baiano: Castro Alves, São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Santa Teresinha e Varzedo. Trata-se de um remanescente florestal de grande biodiversidade, segundo os estudos conduzidos pelo Projeto Serra da Jiboia por pesquisadores da UFRB.

Um dos fatores que torna o fragmento especial é a diversidade de espécies. Trata-se de uma região de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, “a especificidade do clima e relação entre as espécies pode também levar a ocorrência de espécies únicas, que são chamadas endêmicas. Isso acontece principalmente com espécies vegetais”, complementa a bióloga e coordenadora do Projeto Serra da Jiboia, Isabelle Blengini.

Para ela, o contato com o local é fundamental para mobilizar os atores locais na conservação, “através dessa pedalada as pessoas podem se sensibilizar sobre a importância ecológica dessa área. Podem conhecer e se engajar nos movimentos que já existem para a conservação da Serra, como os projetos conduzidos pelo Gambá e outras organizações”, conclui.

Serviço

I Cicloturismo da Serra da Jiboia

Quando: 31/05/2015 – 8h

Onde: Concentração e saída da praça da comunidade de Pedra Branca, Santa Teresinha (BA)

Como chegar: Vindo de Salvador, o melhor acesso entrando em Sapeaçu na BR 101, passando por Castro Alves e logo depois Santa Teresinha. Em Santa Teresinha há placas indicando o acesso à Pedra Branca.

A inscrição é gratuita e será feita na hora. Haverá café da manhã e hidratação para os ciclistas.

Realização: Secretaria de Educação de Castro Alves, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Miguel das Matas, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural de Dom Macedo Costa, Secretaria de Meio Ambiente de Santa Teresinha, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Grupo Ambientalista Nascentes (Gana) e Associação de Ciclismo e Mobilização Ambiental (ACEMA).

Apoio: Associação de Moradores da Comunidade Rural de Pedra Branca

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA