CIEBA-BA e CONERH empossam novos representantes da sociedade civil

13/12/2011

Mesa empossou novos representantes na CIEA-BA.

“Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações.”

Após quatro anos na coordenação da CIEA-BA – Comissão Interinstitucional de Educação da Bahia, Lilite Cintra, conselheira diretora do Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá, despediu-se do cargo de representante da Sociedade Civil na Coordenação dessa Comissão. A posse dos novos integrantes da CIEA-BA e do Conerh – Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Bahia aconteceu na quarta-feira, dia 30 de novembro, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, ao som do Hino da Bahia. Na oportunidade, na mesa de abertura estiveram presentes o Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, o Diretor do Inema, Júlio Mota, Chefe do Gabinete do Secretário de Meio Ambiente do Estado, Adolfo Neto, o representante da sociedade civil no Conerh, Eduardo Henrique Rode e a representante da sociedade civil na CIEA-BA, Lilite Cintra. O Secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, cuja presença estava prevista, não compareceu.

A seqüência da cerimônia foi modificada de última hora. A palavra foi dada a quase todos da mesa; foi feita a cerimônia de entrega do Termo de Posse para alguns, simbolicamente. A seguir quatro dos cinco membros da mesa foram embora do recinto. Nesse momento, a palavra foi dada para Lilite Cintra. Infelizmente a oportunidade de ouvir a representação da sociedade civil da CIEA-BA não foi priorizada nas agendas dos Secretários da Educação e do Meio Ambiente, do governo da participação.

Lilite Cintra em seu pronunciamento chamou atenção para o momento crucial que a Bahia e o Brasil estão vivendo, do ponto de vista ambiental, muitas vezes andando na contramão das discussões ambientais de todo o mundo, insistindo no uso de energia nuclear e fazendo investimentos de recursos públicos para obras de interesse privado. Ressaltou também a importância dos colegiados como espaços de participação conquistados ao longo da nossa história e a necessidade de integração entre eles. A partir desse cenário, levantou diversos aspectos com relação à forma e à qualidade da participação dos representantes dos colegiados, sejam eles de instituições governamentais ou não governamentais:

• “Sonho com o momento em que as suas resoluções e recomendações (dos colegiados) sejam, efetivamente, assumidas e executadas pelos gestores, pois é essa a importante missão dos colegiados, dividir com os gestores as grandes decisões;

• “Sonho principalmente com a qualificação da nossa participação. Para isso ela precisa de recurso. Não se sustenta só com trabalho voluntário, precisa a garantia do apoio administrativo”

Foram algumas das afirmações da ambientalista, que lembrou os grandes eventos internacionais que ocorrerão no Brasil e que demandarão da participação o posicionamento nos colegiados. ( clique aqui para ver pronunciamento na íntegra)

Pela tarde, Bernadedth Rocha, do Território de Identidade (TI) Piemonte do Itapicuru, da ONG IMBU de Senhor do Bonfim, ocupando o assento reservado aos TIs da Caatinga, foi eleita a representante da sociedade civil na Coordenação da CIEA-BA, pelos novos membros titulares da sociedade civil dessa Comissão, empossados na manhã do mesmo dia. A nova coordenadora já colabora com a Comissão há cerca de três anos, contribuindo com a elaboração da Lei e do Programa de Educação Ambiental da BA. O Gambá acredita que essa representação da sociedade civil está em boas mãos!

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA