Conselho Estadual de Meio Ambiente pede fiscalização nas barragens de rejeito da Bahia

27/11/2015

Lama da barragem de rejeitos da Samarco que matou o Rio Doce e poluiu o mar na região do Espírito Santo. Bahia precisa fiscalizar suas barragens.

O Conselho Estadual de Meio Ambiente reivindicou, hoje (27/11), à Secretaria de Meio Ambiente e ao INEMA a fiscalização e auditoria emergencial em todas as barragens de rejeitos de mineração do Estado da Bahia. O pedido, feito pelo conselheiro Renato Cunha, representante do Gambá, vem em um momento em que o Brasil assiste à tragédia causada pelas mineradoras Vale e Samarco, em Minas Gerais.

Renato Cunha defendeu que a primeira mineradora a ser fiscalizada seja a Mirabela, em Itagibá. A mineração de níquel realizada no local tem uma barragem de rejeitos que está muito próxima ao Rio das Contas. A barragem possui classificação de risco do tipo C, mesma categoria das barragens da Samarco que estouraram. A possibilidade de uma tragédia semelhante à ocorrida em Mariana assusta moradores de toda a bacia do Rio de Contas, especialmente na região de Itacaré, onde fica sua foz.

Além da Mirabela, as mineradoras Yamana Gold, em Jacobina; a Ferbasa, em Andorinha e Campo Formoso e a Caraíva Metais, em Jaguarari, possuem barragens de rejeitos que podem oferecer risco à população do entorno.

O secretário do Meio Ambiente Eugênio Spengler afirmou que já toma ações nesse sentido e está acionando o Departamento Nacional de Produção Mineral. Renato Cunha solicitou também que as ações fossem acompanhadas pelo conselho através de relatórios, pedido acatado pela secretaria.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA