Conselho Estadual do Meio Ambiente recomenda suspensão temporária de obra na lagoa do Abaeté

06/11/2020

Foto: Victor Silveira/TV Bahia

O CEPRAM aprovou essa sexta (06) uma recomendação de suspensão temporária da construção da estação elevatória de esgoto às margens da lagoa do Abaeté. A obra do Governo do Estado tem gerado intensas discussões sobre sua pertinência frente aos impactos visuais e possíveis vazamentos de efluentes na lagoa, que é um dos cartões postais e marco cultural de Salvador.

A proposta foi lançada pelos representantes da sociedade civil do conselho e obteve apoio de 11 conselheiros, contra 5 que se opuseram. Segundo Renato Cunha, conselheiro pelo Gambá, a ideia é realizar estudos comparativos técnicos, ambientais e econômicos, analisando em conjunto com a sociedade civil interessada diferentes soluções viáveis para substituir o equipamento que o Governo do Estado pretende construir em Zona de Proteção Visual da APA Lagoas e Dunas do Abaeté.

Representantes do Conselho Gestor da APA, técnicos, lideranças locais, ativistas socioambientais, lideranças religiosas e artistas e mobilizadores culturais têm realizado protestos no local e buscado rediscutir o projeto. O objetivo do equipamento é substituir 3 fossas sépticas que recebem os efluentes da administração, restaurantes e bares, casa das lavadeiras e casa da música – todos equipamentos do parque. No entanto, o engenheiro Sílvio Orrico e outros conselheiros da APA já apresentaram proposta alternativa com possibilidade de ligação direta na rede da Embasa e custo significativamente menor.

Com a recomendação do CEPRAM, órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente na Bahia, espera-se que o Governo do Estado abra o diálogo com esses atores que propõem solucionar o problema de saneamento do parque a partir de uma concepção mais harmônica com a importância ambiental, religiosa e cultural da Lagoa do Abaeté.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA