Conselho Gestor do PAAS reúne-se em Dom Macedo Costa

29/07/2014

Na quinta feira, dia 24 de julho, o conselho gestor do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis(PAAS) e outros interessados estiveram reunidos em Dom Macedo Costa para discutir as ações realizadas no 3º quadrimestre de execução. O Projeto, que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, promove a gestão participativa e controle social das ações por representantes do poder público dos municípios, da sociedade civil e de instituições de escopo regional.

Os cerca de 30 convidados que compareceram ao encontro ouviram apresentações sobre as atividades desenvolvidas e o relatório financeiro do 3º quadrimestre do Projeto.A reunião também serviu para completar 7 assentos vagos com representações municipais, fazer mudanças no regimento interno e esboçar uma agenda do projeto para o próximo quadrimestre.

A composição do conselho gestor sofreu alterações com a retirada do segundo assento da sociedade civil em cada município, já que, apesar da mobilização, não foi possível encontrar entidades dispostas a participar. Deste modo, ficamos com a paridade no Conselho Gestor em relação às representações municipais: 8 assentos do poder público e 8 da sociedade civil, em cada município.Os presentes concordaram que um conselho mais enxuto tem mais facilidade para se reunir e trabalhar. “É muito difícil reunir 30 pessoas, sempre tem faltas e os assuntos ficam pendentes”, defende Fabiano Nery, agrônomo da Secretaria de Agricultura de Castro Alves.

O conselho, que antes contava com 31 assentos, agora tem 21, já que os presentes também concordaram em tornar o Inema um convidado permanente, ao invés de conselheiro, e em retirar um dos dois assentos que eram destinados a ONGs ambientalistas regionais.

Fixação de Carbono e Projeto UC Jiboia

Durante a apresentação dos resultados e da execução do projeto, o tema da análise da fixação de carbono chamou a atenção de todos os presentes por ser uma iniciativa pioneira na região. Alessandra Caiafa, professora da UFRB e consultora do projeto, fez uma apresentação didática do tema e de como as análises vêm sendo realizadas no PAAS. Para ela, “chegou a hora, depois de 18 anos, de comprovarmos o nosso sucesso com a fixação de carbono. Eu já venho analisando os reflorestamentos do Gambá por outros métodos e a fixação de carbono também deve mostrar esse sucesso”.

Outra novidade levada aos conselheiros foi a apresentação do Projeto Unidade de Conservação da Serra da Jiboia: Uma estratégia para conservação no extremo norte do Corredor Central da Mata Atlântica (UC Jiboia). A bióloga do Gambá, Isabelle Blengini, falou aos presentes sobre o projeto que vai iniciar estudos científicos conduzidos por uma equipe da UFRB e a instalação de um conselho gestor, específico desse projeto, para discutir as possibilidades de transformar a área em Unidade de Conservação, ou um mosaico, que ajude a proteger a grande biodiversidade encontrada na Serra da Jiboia. Isabelle reforçou a necessidade de simbiose entre o Projeto UC Jiboiae o PAAS, já que eles têm objetivos em comum e envolvemmuitos dos mesmos atores sociais.

Rumo ao 4º quadrimestre

A próxima reunião está prevista para o dia 30 de outubro, em lugar a ser definido. Os encontros costumavam ser no CPMVS, do Gambá, mas desta vez os conselheiros foram recepcionados pela cidade de Dom Macedo Costa, a convite do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Urbano, Sidnei Rodrigues.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA