Dia de Meio Ambiente é marcado por debate

05/06/2012

Lilite Cintra falou sobre a educação ambiental como chave de transformação.

Na manhã do dia 5 de junho de 2012, o Gambá, Universidade Federal da Bahia e entidades ambientais representativas do estado estiveram na Reitoria da UFBA em debate sobre as principais questões que afetam o meio ambiente no Brasil e no mundo. Iniciativa da Coordenação de Meio Ambiente da UFBA, a atividade teve como tema principal “Estado, sociedade e meio ambiente”, contando com a representação da sociedade civil e sendo parte integrante da Semana de Meio Ambiente da UFBa e marcou a pauta ambiental na data, promovendo debates e discussões sobre os diversos temas.

A abertura dos trabalhos foi do professor da UFBA, Altino Bomfim, que falou sobre as relações de meio ambiente, pesquisa e o conhecimento acadêmico, bem como a universidade se insere na busca por alternativas, mas também pela demanda de resolução de desafios. Cláudio Mascarenhas, do Gérmen fez pontuações em torno da cena ambiental atual e contexto da Rio +20.

Lilite Cintra, conselheira diretora do Gambá,  lembrou que os desafios ambientais vigentes são fruto de uma escolha da sociedade global, pelo modelo capitalista, cujo fim está próximo, diante do esgotamento natural. Em sua avaliação a educação ambiental é uma estratégia fundamental para toda e qualquer interferência ambiental. Lembrou também que as mudanças que precisam ser empreendidas e o desenvolvimento de soluções precisa acontecer desde as relações e ambientes privados, até poder de fato impactar na sociedade.

Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, fez um histórico do dia do Meio Ambiente, nascido na década de 50, no início das discussões sobre preservação e conservação ambiental. A existência da celebração da data, em paralelo a continuidade dos debates em torno de grandes questões ambientais dão continuidade ao trabalho início há meio século e nesse cenário que a Rio +20 e a Cúpula dos Povos apontam para mais um debate sobre os desafios ambientais em todo o planeta.

Palavras como Economia Verde, Reciclagem e Sustentabilidade também foram problematizadas, por estarem intrinsecamente associadas ao contexto econômico do Capitalismo, onde o sentido de consumo, lucro e esgotamento. Para os ambientalistas presentes no encontro, muitas dessas medidas são na verdade uma mercantilização da natureza, não necessariamente vetores de uma mudança de relação com o meio ambiente. Uma caminhada da Reitoria ao Campo Grande irá fechar as comemorações do dia do meio ambiente.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA