Domingo de mobilização para proteger o Parque de Pituaçu

21/09/2016

Dia 25/09 grupo protestará contra Avenida do Atlântico, prevista no PDDU de Salvador e projetada para passar por cima do parque

Projeção em vídeo mostra Avenida do Atlântico passando por cima de Pituaçu
Simulação em vídeo mostra Avenida do Atlântico passando por cima de Pituaçu

A comunidade do entorno, frequentadores do parque e ambientalistas estão mobilizados permanentemente para defender o Parque Metropolitano de Pituaçu e prometem fazer barulho no próximo domingo, dia 25, com uma caminhada de protesto e atividades culturais. Além dos problemas constantes com invasões e especulação imobiliária, uma antiga ameaça ressurgiu a partir da aprovação do PDDU e Louos de Salvador: a Avenida do Atlântico, projetada para passar por cima de Pituaçu e cortar o vizinho Parque do Vale Encantado.

As atividades no dia 25 começarão a partir das 8:30 da manhã no quiosque grande, com oficina de cartazes, conversa sobre as ameaças ao parque e atrações musicais. A partir das 10h vai começar a concentração na entrada principal do parque para um ato de protesto contra a Avenida do Atlântico.

O projeto da Avenida do Atlântico prevê que ela comece na Avenida Luis Eduardo Magalhães e faça a ligação com a rótula do aeroporto e a estrada do coco. Os planos para construí-la aparecem pela primeira vez no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 2008 e permanecem no recém aprovado PDDU e Louos. Para a manutenção do trajeto, a via de 6 pistas teria que atravessar o Parque de Pituaçu por meio de elevados e cortar o Parque do Vale Encantado, o que gerou forte resistência e grande mobilização dos soteropolitanos.

Defensores do Parque Pituaçu têm se reunido todas as sextas feiras pela manhã

A  projeto no PDDU reacendeu o debate e tem gerado uma grande mobilização em defesa do parque. Um grupo tem se encontrado todas as sextas feiras para pensar em ações de valorização e defesa de Pituaçu. “Somos um grupo da sociedade civil, uma organização não partidária, alguns moradores do entorno de Pituaçu, outros não, mas que amam o Parque e querem que ele esteja bem preservado. Não queremos perder nosso parque e ficamos muito assustados com a ideia da Avenida do Atlântico atravessando Pituaçu porque isso seria o fim dele”, explica Abbey Macedo, uma das articuladoras do movimento.Defensores do Parque Pituaçu têm se reunido todas as sextas feiras pela manhã

O Parque Metropolitano de Pituaçu é uma das principais áreas verdes de Salvador, um parque encravado entre a orla e a Avenida Paralela, margeando a lagoa de Pituaçu e com importante remanescentes de Mata Atlântica. São muitas as opções de lazer para os frequentadores, que usam o local para praticar ciclismo, remo, caminhada  e até mesmo um passeio de pedalinho no lago.

Vários grupos de frequentadores do parque, como trilheiros e ciclistas têm sido mobilizados e a ocupação do parque agora, além de lazer, torna-se uma tentativa de resistência: “Nós temos feito manifestações, caminhadas, sempre temos atividades para conscientizar sobre essa ameaça. Nós consideramos isso um absurdo e não queremos ficar passivos”, defende Abbey.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA