Está suspenso o licenciamento ambiental para ampliação da Veracel

16/08/2011

O licenciamento ambiental para ampliação do plantio de eucalipto da Veracel Celulose foi suspenso no dia 9 de agosto, por ordem da juíza federal Roberta Rodrigues do Nascimento, do Tribunal Regional da 1ª. Região, da vara única de Eunápolis. A duplicação da monocultura de eucalipto tramita no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema e estava em pleno processo de audiências públicas nos municípios de Canavieiras, Porto Seguro, Eunápolis e Itapetinga. As audiências não foram interrompidas, por conta da mobilização já realizada nas regiões a serem afetadas pela ampliação.

A empresa pretende aumentar a atual área de plantio de eucalipto em 107 mil hectares e a sua capacidade de produção de celulose em mais 1,5 milhão de toneladas por ano. Essas obras causam preocupação aos movimentos socioambientais brasileiros por conta dos prejuízos acarretados pela prática de monocultivo de eucalipto, comprometendo significativamente à biodiversidade da região. A juíza levou em consideração os argumentos apresentados pelo procurador Federal, Fernando Zelada e do promotor público estadual, João Alves Neto, apontando irregularidades no processo de licenciamento requerido pela Veracel, para duplicar o empreendimento.

A Rede Brasileira de Justiça Ambiental e o Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia – CEPEDES demonstram preocupação com o licenciamento ambiental das obras, que não revelam os reais problemas que serão gerados pela ampliação da fábrica. O Gambá foi um dos signatários do abaixo assinado, promovido pela RBJA e CEPEDES, e também acredita que a prática de monocultivo de eucalipto compromete significativamente à biodiversidade da região. Confira aqui o abaixo assinado, elaborado pela RJA: http://www.gamba.org.br//wp-content/uploads/2011/07/TEXTO-ABAIXO-ASSINADO-VERACEL1.doc

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA