Evento “Reflorando as Praças” comemora o dia da Mata Atlântica

29/05/2011

Reflorando as Praças - Praça de Monte Cruzeiro.

Dia 27 de maio foi o dia nacional da Mata Atlântica, o segundo bioma mais ameaçado do planeta. A fim de sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação da floresta, o Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá promoveu o evento “Reflorando as Praças”, com o plantio de mudas de árvores nativas e simbólicas da Mata Atlântica nas praças de Monte Cruzeiro, no município de Elísio Medrado, e Pedra Branca, em Santa Terezinha.

Nas duas localidades o evento contou com a efetiva participação das escolas Edvaldo Machado Boaventura e Maria Cecília Torres, em Monte Cruzeiro, e Escola Rui Barbosa, em Pedra Branca. Os alunos apresentaram poesias, paródias e encenações teatrais em prol da preservação e do reflorestamento da Mata e exibiram cartazes com frases como: “É triste pensar como a natureza fala e nós não ouvimos”. Num segundo momento, os estudantes e os demais presentes dedicaram-se ao plantio de mudas nativas, entre elas o ipê amarelo, o pau-brasil, a sibipiruna e o guapuruvu.

Para Edson Santana Moura, 18 anos, membro do Grupo de Voluntários do Gambá, as praças poderiam se transformar em lugares mais harmoniosos, tranqüilos para passear. Deveria existir uma ampliação desse Projeto para outras regiões onde as praças também estão carentes de arborização. Edson também alertou os moradores locais para colaborarem com o regamento das plantas.

Foram parceiros desse evento as Prefeituras Municipais de Elísio Medrado e Santa Terezinha, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos dois municípios e a 1ª Igreja Batista de Elísio Medrado.

Essa atividade integra-se no Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano”, executado pelo Gambá e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA