Gambá estará presente em 4º Encontro de Prefeitos

16/09/2015

Estande vai propor aos prefeitos ações de reflorestamento e a confecção de Planos Municipais de Mata Atlântica nos municípios

upb

O Gambá vai levar uma mini réplica de seu viveiro de mudas nativas para propor aos prefeitos baianos ações de conservação ecológica e planejamento da gestão ambiental nos municípios. A proposta é afinada com o tema do evento, “Desenvolvimento Local Sustentável”. O encontro, promovido pela União dos Municípios da Bahia, acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, em Guarajuba, e traz na programação oficinas, palestras, troca de experiências e relatos que possibilitem a inclusão de novas soluções ambientais, sociais e econômicas na agenda dos municípios baianos.

No dia 17, às 16:30, o coordenador executivo Renato Cunha participará do painel Educação Ambiental nos Municípios, apresentando as ações do Gambá. E durante os 3 dias, os visitantes poderão conversar com a equipe que vem desenvolvendo ações de reflorestamento e educação ambiental no Recôncavo Sul Baiano, trocar experiências e propor parcerias em relação a demanda de restauração nos municípios. O viveiro de mudas nativas da instituição, localizado na Serra da Jiboia, está voltando a operar comercialmente e tem capacidade de produzir 120.000 mudas por ano, trabalhando atualmente com uma lista de 68 espécies nativas de Mata Atlântica e da Caatinga.

Outra experiência do Gambá que será colocada à disposição dos municípios interessados será a elaboração participativa de Planos Municipais de Mata Atlântica. O PMMA é um instrumento de planejamento previsto na Lei da Mata Atlântica que vai apontar ações e áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica. Com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado. O Gambá já elaborou os planos de Porto Seguro, Ilhéus e Glória do Goitá e atualmente está trabalhando em mais nove deles em municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA