Gambá participa ativamente do Fórum Social Temático

10/02/2012

O Gambá marcou presença no Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre, nos dias de 24 a 29 de fevereiro. De acordo com a organização do encontro, evento reuniu 3 mil lideranças internacionais dos mais variados movimentos: ambiental, de mulheres, de todas as centrais sindicais, urbanos, além de redes atuantes na área de sustentabilidade. A participação nacional também foi bastante expressiva, com um público de 40 mil pessoas (30 mil residentes em Porto Alegre e 10 mil oriundos de outros estados brasileiros). A marcha foi grandiosa e reuniu 20 mil participantes.

O Fórum também contou com a presença da presidente da República Dilma Roussef, que reforçou em conversa com representantes da sociedade civil a dimensão de preparação e organização da Conferência Rio + 20. O evento reuniu 670 atividades, com destaque para a Assembleia dos Movimentos Sociais e a II Jornada Internacional de Educação Ambiental, que trouxe nomes expressivos nas discussões sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente: Marina Silva (IMAS), Leonardo Boff (representando a Carta da Terra), Jussara Cony (Secretária de Meio Ambiente do RS), Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire), Pierre Calame (representante da Carta de Responsabilidades Humanas), e Nilo Diniz (MMA).

O Gambá acompanhou amplamente as atividades que refletiram sobre os pactos internacionais, que pautaram os rumos e convergências da Educação Ambiental no mundo, a exemplo do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis com Responsabilidade Global, a Carta de Responsabilidades Humanas e a Carta da Terra. Os membros do Gambá presentes no evento também acompanharam e contribuíram nas discussões de temas afinados com as bandeiras de luta e ação política da entidade, a exemplo do Movimento Mangue Faz a Diferença, as articulações anti-nucleares, a formulação de documento sobre os biomas brasileiros e sobre a governança ambiental e mobilizações contrárias ao novo Código Florestal. Também foi possível partilhar  a experiência de construção participativa de dois planos municipais de Mata Atlântica em municípios do Nordeste Brasileiro, atividade na qual a entidade está envolvida atualmente.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA