Gambá participa do Dia de Campo em São Miguel das Matas

19/07/2011

O Dia de Campo de São Miguel das Matas aconteceu no último domingo, dia 17 de julho, na propriedade do Sr. Manoel de Duca, Comunidade do Riachão, e teve como tema a produção da mandioca, uma das principais atividades econômicas da região do Recôncavo Sul Baiano.

Cerca de 120 pessoas, em sua maioria agricultores, passaram por um circuito de 5 estações onde receberam orientações sobre os avanços das pesquisas e tecnologias utilizadas no cultivo da mandioca. Os participantes também conheceram a unidade demonstrativa de variedades de mandioca, implantada na propriedade pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA) no ano passado.

No final do percurso estava a estação do Gambá, que realizava mais uma atividade de conscientização ambiental do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. Dentre outros assuntos discutidos na estação o Gambá alertou os produtores rurais sobre a exploração ilegal de madeira dos fragmentos florestais da região, impulsionada pela produção de farinha que demanda lenha para o processo de torrefação.

Segundo a coordenadora do Gambá, Maria Thereza Stradmann, o sucesso do plantio da mandioca depende de uma bactéria encontrada em solos cobertos por vegetação nativa. “Não adianta utilizar as tecnologias para ampliar e melhorar a produção de mandioca se o solo não tiver a bactéria que faz com que a raiz se torne o tubérculo comestível. Nesse contexto, é muito importante a preservação das APPs – Áreas de Preservação Permanente e ARLs – Áreas de Reserva Legal das propriedades” – afirmou.

Como incentivo ao reflorestamento os participantes do evento puderam levar para casa mudas nativas de pau-brasil, pau-ferro, sabiá, mucugê, ingá-de-metro, jenipapeiro, pitangueira, entre outras produzidas nos viveiros de mudas do Gambá.

O Dia de Campo foi uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de São Miguel das Matas, através da Secretaria de Agricultura, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Associações Comunitárias de Trabalhadores Rurais do município.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA