Gambá provoca baianos e turistas a refletirem sobre o Nuclear na Bahia

02/12/2011

Membros do Gambá e amigos participam de ação de sensibilização sobre o Nuclear.

“E se essa bala fosse radioativa”. Essa era a frase contida em balinhas de embalagens amarelas distribuídas nas ruas do bairro boêmio do Rio Vermelho em Salvador, na noite de 25 de novembro, pelo Gambá e amigos. A ação simples e bem humorada visou provocar soteropolitanos e turistas a refletirem um pouco sobre a exploração de energia nuclear na Bahia. Com muitas bolas amarelas e bom humor, os ativistas explicaram as pessoas como o Urânio vem sendo explorado em Caetité. O público se interessou e muitas pessoas se surpreenderam com o fato da substância estar sendo extraída no interior do estado.

O Gambá incentiva que outros coletivos possam experimentar essa ação, que dá visibilidade ao problema pouco sabido e discutido de exploração nuclear no interior da Bahia. A ação é muito simples: basta definir com amigos local e horários, irem todos de preto ou outra cor que unifiquem o grupo (de repente, amarelo). Terem bolas grandes e amarelas, para destacar o grupo na multidão. Em fila, o grupo pode percorrer ruas e distribuir as balas com a frase “E se essa bala fosse nuclear” e no verso o endereço do Site da Articulação Nacional Antinuclear: HTTP://antinuclear.blogspot.com.

A ação marcou a apresentação do Relatório sobre a Exploração do Urânio de Caetité, feito pela Plataforma Dhesca Brasil (Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais,  que aconteceu no dia 25/11, no Instituto de Geociências da UFBA – Salvador.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA