Gambá realizará reunião conjunta dos Conselhos Gestores de seus projetos no Recôncavo Sul

26/02/2015

Projeto Ações Ambientais Sustentáveis e Projeto Serra da Jiboia prestam contas aos conselheiros no dia 5 de março em São Miguel das Matas

Neste dia 5 de março o Gambá realizará a prestação de contas e atividades aos conselhos gestores de seus dois projetos executados no Recôncavo Sul. O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis (PAAS), patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, e o Projeto Serra da Jiboia têm atuado na região buscando a conservação e educação ambiental. O público mobilizado, interessados e conselheiros dos dois são muito semelhantes, motivo pelo qual o Gambá resolveu unir esforços e conciliar as atividades.

Quem recepcionará o Gambá e os conselheiros para o dia de atividades será a cidade de São Miguel das Matas. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, parceira dos dois projetos, dará apoio à atividade, que acontecerá no Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, no centro da cidade. Esse é o segundo município que se oferece para receber as reuniões do Conselho Gestor do PAAS, o 3º encontro já foi realizado em Dom Macedo Costa.

Os conselhos gestores dos dois projetos são instrumentos de controle social. Os conselheiros do poder público e sociedade civil acompanham a realização das atividades, a execução orçamentária e contribuem no planejamento de novas ações. O PAAS está em sua quinta reunião do Conselho Gestor e o Projeto Serra da Jiboia realizará a terceira. A participação é aberta a todos os interessados.

Conselheiros do PAAS no 4º encontro do Conselho Gestor

Conselheiros do PAAS no 4º encontro do Conselho Gestor

Projeto Ações Ambientais Sustentáveis

O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis é desenvolvido na região do Recôncavo Sul Baiano, a sua primeira fase foi entre 2010 e 2012. Desde agosto de 2013, a segunda fase vem sendo executada e, atualmente, as ações abrangem os municípios de Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Santa Terezinha, São Miguel das Matas e Varzedo.

As ações do Projeto visam a recuperação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica e Caatinga da região, através da restauração de Áreas de Preservação Permanente, instalação de cercas vivas e ações de educação ambiental. O objetivo é promover a manutenção dos serviços ambientais prestados pela natureza, como produção de água e oxigênio e proteção de solos, contribuindo para a produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Projeto Serra da Jiboia

O Projeto Serra da Jiboia, financiado pelo Funbio através do fundo TFCA, está realizando estudos socioeconômicos e ambientais na Serra da Jiboia e em seu entorno para subsidiar as discussões sobre a possível criação de uma ou mais unidades de conservação.O projeto iniciou em junho de 2014 e está sendo executado pelo Gambá, tendo como parceiro institucional a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Serviço:

Reunião dos Conselhos Gestores do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis e Projeto Serra da Jiboia

Quando: 05/03 – 08h às 17h

Onde: Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, Rua Rui Barbosa, S/N, Centro, São Miguel das Matas

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA