Gambá refloresta a Barragem da Jacutinga, em Elísio Medrado

05/10/2011

Cerca de 220 pessoas participaram do Mutirão Comunitário e Educativo de Reflorestamento da Área de Preservação Permanente da Barragem da Jacutinga, localizada no município baiano de Elísio Medrado que aconteceu no dia 21 de setembro de 2011, em comemoração ao Dia da Árvore.

Através do Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano”, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia promoveu a plantação de 1.800 mudas nativas de Mata Atlântica na margem esquerda da Área de Preservação Permanente – APP da Barragem, que corresponde a jusante da nascente. Os participantes do evento puderam colaborar efetivamente com o plantio das mudas, sendo para tanto assessorados pela Equipe Técnica e Grupo de Voluntários do Gambá.

Para que a ação fosse realizada com sucesso o Gambá trabalhou durante 3 semanas na preparação da Área de Preservação Permanente da Barragem. O trabalho envolveu o cercamento e isolamento da área, a demarcação, abertura e adubação das covas/berços onde as mudas foram plantadas considerando o espaçamento mínimo entre as covas, a depender do porte característico de cada planta, a necessidade hídrica das mudas, relacionada com as exigências de cada espécie e o objetivo de trazer a biodiversidade para a área.

O Mutirão foi encerrado com uma aula pública sobre a importância da Barragem para o município de Elísio Medrado, contextualizando os principais fatos desde sua construção, há 25 anos. O objetivo foi alertar a comunidade local e o Poder Público da região sobre a necessidade de se preservar a Mata Ciliar que circunda a Barragem a fim de garantir a produção de água pelas nascentes e, portanto, o abastecimento de água do município.

Após o evento, a equipe do Gambá continuou o trabalho por mais 3 dias, concluindo o cercamento das nascentes próximas à Barragem e plantando mais 1.100 mudas nativas. A próxima etapa de reflorestamento está prevista para o dia 22 de março de 2012, Dia Mundial das Águas.

Entre os participantes estavam estudantes e professores de Colégios Estaduais e Federais, moradores da Comunidade da Jacutinga e representantes da Equipe organizadora do evento. Todos receberam certificados de participação.

A realização do evento só foi possível graças à colaboração do proprietário Sr. Paulo Edson Peixoto Souza, que zoneou a APP da Barragem e a destinou para o reflorestamento.

Realização: GT Barragem – Grupo de Trabalho para a Recuperação da Barragem e Nascentes do Rio Jacutinga, composta pelo Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia, Grupo de Articulação Ambiental da Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Elísio Medrado, Primeira Igreja Batista em Elísio Medrado, Codevaj – Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Vale do Jacutinga e Prefeitura Municipal de Elísio Medrado.

Apoio: Ministério Público Estadual da Bahia – Base Ambiental, Inema – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, Prefeitura e Câmara Municipal de Elísio Medrado e Padarias de Elísio Medrado.

Patrocínio: Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA