Grandes nomes da Educação Ambiental participaram de atividades da II Jornada Internacional de Educação Ambiental

01/02/2012

Educadores e educadoras ambientais integraram as atividades da II Jornada Internacional de Educação Ambiental, realizadas dentro do Fórum Social Temático e Fórum Social de Educação, realizado no dia 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS). Na atividade, foi possível discutir o tema “A educação e sua efetiva contribuição na construção de sociedades sustentáveis”, com objetivo de ressaltar as convergências dos valores e princípios de três pactos internacionais de grande relevância para sociedade, sendo eles: o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis com Responsabilidade Global, a Carta de Responsabilidades Humanas e a Carta da Terra.

Na oportunidade, participaram nomes expressivos nas discussões sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente: Marina Silva (IMAS), Leonardo Boff (representando a Carta da Terra), Jussara Cony (Secretária de Meio Ambiente do RS), Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire), Pierre Calame (representante da Carta de Responsabilidades Humanas), e Nilo Diniz (MMA). A coordenação do evento está a cargo de Moema Viezzer (coordenadora internacional da II Jornada) e sob a relatoria de Mônica Simons (PMG-SS/CEAG). O evento contou com painéis, oficinas e atividades autogestionadas.

Para Marina Silva (IMAS), “a educação é o que promove igualdades de oportunidades e para isso é preciso uma educação de qualidade no Brasil. Um mundo em mutação vai exigir cada vez mais conhecimento, mais tecnologia e mais sensibilidade para alcançar aquilo que Edgar Morin chama de diálogos dos saberes: como juntar o saber técnico e científico com o saber tradicional das populações que têm conhecimento apropriado dos recursos naturais. A educação é fundamental como promotora de um novo modo de viver e uma visão de mundo com ideal de futuro”.

Segundo a coordenadora do evento e da II Jornada – Moema Viezzer, a atividade propôs um diálogo dos três documentos que vem orientando as práticas de muitas educadoras e educadores e políticas públicas. “Somos todos aprendizes e aprendemos com o diálogo. Somos muitos que buscamos construir sociedades sustentáveis. Este movimento faz parte do novo processo civilizatorio no qual as pessoas e as comunidades aprendem a conviver entre seres humanos e com os demais seres da natureza”, ressalta Moema.

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