Ilhéus aprova por unanimidade Plano Municipal de Mata Atlântica

27/08/2012

Ilhéus poderá contar com medidas de conservação da Mata Atlântica.

O município de Ilhéus conta agora com um importante instrumento de gestão ambiental e estratégias de conservação e recuperação da Mata Atlântica. Trata-se do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhéus, aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema de Ilhéus, numa reunião extraordinária realizada no dia 30 de agosto de 2012, quinta-feira,  às 16h, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá. A iniciativa foi resultado do projeto realizado pela ONG Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá, com apoio do PDA, do Ministério do Meio Ambiente e GIZ– Cooperação Alemã em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e apoio da sociedade civil organizada.

Agora aprovado, o plano poderá ser implementado e executado pela prefeitura de Ilhéus, com apoio do Condema e da sociedade civil, que estiveram diretamente envolvidos com a construção do documento. Para Ilhéus, o documento será decisivo para proporcionar o maior conhecimento e mapeamento do bioma da Mata Atlântica, verificando áreas que merecem proteção e maior intervenção. Ilhéus conta com uma das mais expressivas coberturas de Mata Atlântica do País, alcançando 66% de mata nativa e cabruca/cacau.

O Gambá vem desenvolvendo ações voltadas para a disseminação dos planos municipais de mata atlântica em municípios do nordeste, contribuindo de forma mais sistemática na construção do instrumento em Ilhéus e em Glória do Goitá, município da Zona da Mata Pernambucana. A entidade promoverá uma capacitação para elaboração dos planos em Fortaleza, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com vagas para municípios do Ceará e Piauí.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA