Ilhéus e Glória do Goitá contarão com apoio do Gambá para implementar Planos de Conservação da Mata Atlântica

17/08/2011

Os municípios de Ilhéus (Bahia) e Glória do Goitá (Pernambuco) foram selecionados na chamada pública realizada pelo Gambá para participar do projeto de Capacitação e Implementação de Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica no Nordeste. A escolha foi feita a partir de uma avaliação conjunta do Conselho Gestor do Projeto, composto pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Fundação SOS Mata Atlântica e ONGs filiadas à Rede de Mata Atlântica – RMA na Região (IESB – BA, Flora Brasil – BA, SNE – PE, APAN – PB, ASPOAN – RN, Instituto Ambiental de Estudos e Assessoria – CE). A partir de agora, o Gambá vai iniciar o processo de planejamento para construção dos planos nesses municípios.

Na Bahia, doze cidades demonstraram interesse em participar do projeto e em Pernambuco, sete municípios atenderam à chamada. Glória do Goitá possui um conjunto de ações ambientais integradas em processo de realização no município, além de vir atuando de forma articulada com a ANAMMA, o que garante melhores condições para efetivação do Plano Municipal de Mata Atlântica. Município de médio porte, Ilhéus possui um Conselho Municipal de Meio Ambiente atuante e participativo, além de possuir informações sobre a realidade da mata atlântica na região, o que garantirá condições para realização do plano de conservação e tem um diálogo iniciado com a ANAMMA.

Este projeto é realizado pelo Gambá, com recursos do Ministério do Meio Ambiente, através da Chamada 9 – Projetos Demonstrativos/PDA. A partir de agora, será elaborado o plano de conservação da Mata Atlântica nessas regiões, seguido de um processo de capacitação dos atores sociais para multiplicação de práticas de preservação da Mata Atlântica.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA