Jovens e organizações ambientalistas celebram Dia da Terra em Salvador

27/04/2012

Em todo mundo, o dia 22 de abril é marcado pela celebração do Dia da Terra, data que objetiva dar visibilidade às principais questões em defesa do planeta. Em Salvador, o dia foi marcado por diversas ações articuladas por organizações não-governamentais e coletivos juvenis de meio ambiente. O Parque da Cidade foi o local escolhido para reunir ações de sensibilização da população em torno do Código Florestal, na pauta da votação  do Congresso Nacional nos dias 24 e 25 de abril, bem como despertar o interesse para a Rio +20. Também houve espaço para a Educação Ambiental, com atividades educomunicativas e jogos.

Os ativistas ambientais conversaram com as pessoas que dirigiram ao parque, explicando as possíveis conseqüências que as mudanças na lei deverão trazer para a biodiversidade brasileira, interferindo diretamente na vida da população. Pequenos vídeos mostraram também o que o baiano sabe sobre a Conferência Rio +20 e as discussões que estarão previstas nesse espaço. Um momento de visibilidade importante foi quando o cantor Zelito Miranda falou sobre o Veta Dilma para o público e divulgou a ação.

Criado nos anos 70, o Dia da Terra objetiva criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. A data surgiu no bojo do nascimento dos movimentos ambientalistas em volta do mundo, a partir da percepção de que a industrialização e o crescimento populacional impactavam o ecossistema da Terra. Em todo o país, ações lembraram a data e reforçaram a campanha Veta Dilma, pedindo que a presidente se comprometa com o veto ao projeto do Novo Código Florestal.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA