Loja do Coletivo Pelô Design é destino para quem quer unir moda e sustentabilidade

07/02/2019

 

 

pelô design 1Fardamentos usados, plástico de banners, retalhos de pano e couro, estes resíduos que normalmente seriam descartados são matéria prima para as artesãs do Coletivo Pelô Design. Surgido a partir de uma série de formações capitaneadas pela estilista Luciana Galeão no Instituto ACM, logo o coletivo se estruturou com o objetivo de educar artesãos e consumidores para o reuso de materiais, mas sem deixar de lado a qualidade e o requinte no design.

Das feiras, onde iniciou a comercializar sua produção, até a loja instalada no Pelourinho no fim de novembro passado, o coletivo tem comercializado peças de roupas, acessórios e itens de decoração que procuram sanar uma omissão histórica: a indústria da moda foi a primeira no mundo a gerar resíduos e ainda não tem a preocupação com seu reaproveitamento arraigada, aponta Luciana Galeão.

A abertura da loja muito bem instalada e decorada no casarão número 11 no Terreiro de Jesus teve o apoio do Fundo Socioambiental Casa, com apoio da OAK Foundation. A Incubadora Pelô Design é um dos 10 projetos soteropolitanos contemplados com o financiamento do programa Casa Cidades e que têm sido articulados localmente pelo Gambá. O recurso do fundo Casa tem colaborado na manutenção do espaço e na articulação de formação para os integrantes, na área de produção e gestão de negócios.

Além da manutenção e funcionamento do espaço para a comercialização, cedido pelo Instituto ACM, o projeto tem trabalhado com formações para as suas artesãs. Os cursos e assessorias ofertados passam pela feitura dos produtos, mas têm focado principalmente na gestão do negócio. Através das formações elas têm aprendido mais sobre eficiência no processo de produção buscando a redução de custos, incluindo a precificação de seus produtos, calculando o custo e remuneração para seu trabalho. Segundo Ana Fernanda, integrante do coletivo, essa é uma das maiores dificuldades das artesãs, o que aumenta a vulnerabilidade dessas trabalhadoras geralmente mulheres negras e de classes populares.

A loja do Coletivo Pelô Design é uma boa pedida para quem quer fomentar uma cadeia produtiva socialmente justa e ambientalmente sustentável, ela fica no Terreiro de Jesus (ao lado da joalheria Lasbonfim) e funciona das 9 às 17h nos dias de semana e das 9 às 13h aos sábados.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA