Manifestação por Pituaçu chama a atenção do governo do estado e cria agenda pró-parque

02/05/2017

IMG_5122

 

 

O Movimento Salve o Parque de Pituaçu realizou uma manifestação semana passada, dia 25, na Governadoria do Estado reivindicando o cuidado efetivo com o parque, gerido pelo Inema. O grupo manifestou-se com faixas, músicas, falas ressaltando a importância de Pituaçu e das áreas verdes de Salvador e solicitando uma reunião com o governador Rui Costa para tratar do tema. A Secretaria de Relações Institucionais direcionou o grupo para uma reunião com o Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis, mantendo em aberto o pedido de uma audiência com o governador.

As principais demandas do grupo são a reincorporação de duas áreas retiradas da poligonal, a fiscalização efetiva para evitar novas invasões, o enquadramento do parque no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, melhorias na gestão e infra-estrutura e, por fim, o enfrentamento por parte do governo da Via do Atlântico – projeto viário previsto no PDDU 2016 que pretende cruzar Pituaçu e o Parque do Vale Encantado.

Entenda as reivindicações lendo a Carta Aberta de Pituaçu

Reunião na Sema

IMG_5127

Ainda na tarde do dia 25, uma comissão do grupo reuniu-se com o Secretário Geraldo Reis e a Diretora Financeira do Inema Daniella de Araújo e apresentou as demandas registradas na Carta Aberta de Pituaçu. Foi discutido o caso das áreas doadas à Universidade Católica de Salvador e ao Instituto Baiano de Cardiologia – esta última hoje encontra-se hoje integrada ao patrimônio da empresa estatal Bahia Invest – assim como a diminuição no efetivo de segurança  e  as intervenções planejadas pelo governo no Parque.

O secretário afirmou que está sendo articulado com a Casa Civil um investimento de cerca de R$15 milhões em melhorias na infra estrutura do parque. O montante, no entanto, já devia ter sido investido há muitos anos, pois foi previsto para execução das condicionantes para a reforma do Estádio de Pituaçu, em 2008, e mais tarde contingenciado pelo estado.

O Movimento também demandou participação, via conselho gestor, e uma redefinição nas prioridades da aplicação destes recursos. Muitos frequentadores do parque questionam a real necessidade de alguns investimentos como a iluminação noturna da ciclovia que perturba a fauna e não seria uma prioridade já que a demanda de ciclistas à noite é baixa. Tanto o secretário como a diretora de finanças concordaram que os recursos públicos são melhor aplicados com participação social, espera-se agora que o projeto seja rediscutido no âmbito do Conselho Gestor do Parque.

Próximos passos

Ficou definida uma reunião técnica dia 9 de maio para pormenorizar as reivindicações e conferir o que já está sendo realizado pelo Inema. Após esse estudo, o Secretário Geraldo Reis se dispôs a participar de uma reunião do Conselho Gestor do Parque para encaminhar as questões.

O grupo também reforçou a necessidade de envolvimento do governador Rui Costa no cuidado com o Parque, para dar mais respaldo e força política às ações. Sugeriu-se que SEMA e Movimento Salve o Parque de Pituaçu reforcem o convite para uma visita em 5 de junho, dia do Meio Ambiente, assim o Governador pode ver de perto a situação parque e trabalhar por sua melhoria.

Participe! Saiba quando acontecem as reuniões do Movimento Viva o Parque de Pituaçu e siga a fan page no facebook.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA