Mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento da UFBA lança nota técnica condenando macrodrenagem do Jaguaribe

27/06/2017

Foto: Marcelo TImbó

Os professores do Mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento da UFBA lançaram uma nota técnica em que questionam a obra de canalização do rio Jaguaribe, que está sendo executada pelo Governo do Estado, através da Conder. O projeto tem gerado polêmica e desagradado diversos grupos da sociedade civil, de ambientalistas a surfistas, por propor intervenções que vão impactar enormemente no ecossistema do rio e desfigurar a paisagem urbana, principalmente em seu trecho final, na orla.

Foto: Marcelo TImbó
Obras avançam sem diálogo. Foto: Marcelo Timbó.

A análise técnica assinada por 10 docentes da UFBA foi entregue por uma comissão do movimento Salve o Rio Jaguaribe ao governo e à Conder em reunião no último dia 20. Ela aponta 14 pontos problemáticos do projeto, desde a concepção sem a participação da sociedade civil e com tecnologias ultrapassadas que já degradaram outros rios na cidade sem resultados efetivos na contenção de alagamentos, até a falta de diálogo com políticas públicas já estabelecidas em âmbito federal, estadual ou municipal, a exemplo do Estatuto das Cidades ou do PDDU de Salvador. Leia a nota na íntegra.

O governo do Estado e Conder prometeram analisar o documento, no entanto as obras no trecho da orla seguem em andamento, com retirada de vegetação para construção de acessos ao rio. Enquanto o diálogo com o governo não traz resultados efetivos, o movimento segue mobilizando pelas redes sociais e nas ruas e pressionando o governador Rui Costa a revisar o projeto a partir de sua concepção. Será realizado um novo protesto durante a festa de 2 de julho, com concentração às 8h, no Largo da Soledade. Para acompanhar a mobilização pelas redes é só acessar no facebook a página Salve o Rio Jaguaribe.

 

Para saber mais

Documento: Manifesto Rio Jaguaribe

Notícia de 02/06: Grupo protesta contra a canalização do rio Jaguaribe

 

 

 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA