Município baiano de Castro Alves em defesa do meio ambiente

06/06/2011

No último sábado, 04 de maio, véspera do dia internacional do meio ambiente, o Grupo Ambientalista da Bahia – GAMBÁ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro Alves e a Associação de Ciclismo e Mobilização Ambiental de Castro Alves – ACEMA, promoveu uma mobilização ambiental na feira tradicional do município a fim de alertar à comunidade local sobre os principais crimes ambientais cometidos na região e suas graves conseqüências para a natureza e a qualidade de vida humana.

O “Dia da ação em defesa do meio ambiente”, como o evento foi nomeado, contou com a exposição de cartazes, fotografias e vídeos e distribuição de panfletos em manifesto contra os crimes ambientais cometidos no Recôncavo Sul Baiano, que integra Castro Alves. Dentre eles estão o desmatamento florestal, o tráfico de animais silvestres e o aprisionamento desses animais em cativeiro sem a devida permissão.

O Grupo de Voluntários do Gambá fortaleceu a ação e instruiu pessoas para colaborarem com a preservação dos remanescentes florestais da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, biomas que compõem o município e seu entorno.

Ao final foram doadas aos produtores rurais cerca de 300 mudas de Pau-brasil, Pitanga, Jenipapo, Pau-ferro e Gonçalo Alves – um incentivo para a reconstrução de florestas nativas em suas propriedades.
Essa atividade faz parte do Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e executado pelo Gambá.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA