Organizações baianas defendem o caráter público da Embasa

08/01/2015

Cinco organizações baianas divulgaram uma carta aberta ao governador Rui Costa recomendando a escolha de um quadro técnico adequado para sua direção e que se comprometa com a manutenção do caráter público da Embasa. Há a preocupação que com a divisão política de cargos do governo, a futura direção fortaleça o caráter empresarial e privado da empresa, responsável pelo fornecimento de água e saneamento básico no estado.

As organizações subscritas, entre elas o Gambá, consideram inadequadas a abertura do capital e outras formas de privatização do serviço da Embasa, como as parcerias público-privadas. O fornecimento de água, serviço de primeira necessidade, não deveria estar sujeito à necessidade de lucro, às regras do mercado, nem ao loteamento de cargos políticos.

Subscrevem o documento a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção Bahia, a Associação Movimento Paulo Jackson, a Federação Nacional dos Urbanitários, o Grupo Ambientalista da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Leia a carta na íntegra

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA