Parceria entre Gambá e UFRB garante acesso a laboratórios do setor de Biologia

31/07/2014

A bióloga do Gambá, Isabelle Blengini, coordenadora do projeto Unidade de Conservação da Serra da Jiboia: Uma estratégia para conservação no extremo norte do Corredor Central da Mata Atlântica, esteve no campus da UFRB em Cruz das Almas (BA), reunida com a coordenação do projeto na instituição. As docentes Alessandra Nasser Caiafa e Carolina Scherer apresentaram o setor de ciências biológicas onde estão os laboratórios que serão utilizados para as pesquisas do projeto.

Estagiária da UFRB no laboratório de invertebrados do Setor de Biologia

Estagiária da UFRB no Laboratório de Ecologia e Taxonomia de Insetos, do Setor de Biologia

O Setor de Ciências Biológicas da UFRB, com apenas um ano de funcionamento, é fundamental para a execução do projeto, que utilizará seis laboratórios da instituição e reafirma a importância dessesetor para o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da universidade, assim como para seus parceiros. Também participam do projeto docentes e laboratórios do Setor de Solos.

Isabelle elogiou a estrutura que a UFRB dispõe, principalmente o herbário local, onde já está sendo realizado o armazenamento das exsicatas. Ela comenta que a realização do projeto não seria possível sem a parceria com a UFRB e a experiência da equipe de seus pesquisadores. “Essainiciativa é uma grande oportunidade, pois potencializa o recurso disponibilizado através deste edital para as pesquisas necessárias, uma vez que a UFRB investirá sua infraestrutura e corpo técnico-científico como contrapartida já definida do projeto”, explica.

O projeto a ser desenvolvido na Serra da Jiboia contempla os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB (quinquênio 2010-2014), um dos principais documentos balizadores da Instituição, ao reafirmar propósito de estabelecer ações e programas que aprofundem a relação com as comunidades locais para tornar-se o espaço de produção científica articulada aos interesses e às necessidades da região do Recôncavo.

A parceria entre Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá),firmada desde 2008, vem dando resultados positivos e promissores com o desenvolvimento de projetos e ações para preservação dos remanescentes de Mata Atlântica do Recôncavo Sul e sensibilização da comunidade sobre sua importância. Além disso abre a possibilidade de estágios para os alunos da UFRB. O atual projeto, que vai estudar e discutir a possibilidade de instalação de uma ou mais Unidades de Conservação na Serra da Jiboia, é financiado pelo fundo TFCA (Tropical Forest Conservacy Act), gerido pelo Funbio.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA