Projeto Ações Ambientais Sustentáveis e Prefeitura de Castro Alves promovem seminário sobre sustentabilidade

29/05/2015

Um seminário sobre sustentabilidade abordando questões globais com um olhar regional vai encerrar a Semana do Meio Ambiente 2015 de Castro Alves. O seminário vai ser realizado dia 3 de junho, no Clube Bomfim de Castro Alves, e será voltado para estudantes, professores e profissionais da área ambiental. O objetivo é lançar um olhar sobre como Castro Alves está lidando com questões atuais no mundo todo: conservação de florestas e os resíduos sólidos.

Desde o dia 31 o município estará discutindo temas ambientais, iniciando com o I Cicloturismo da Serra da Jiboia, evento realizado dia 31 de maio em Santa Teresinha e apoiado pelas Secretarias de Educação e de Agricultura de Castro Alves. Além disso, haverão atividades realizadas pelas escolas municipais.

Fechando a programação, o Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Prefeitura de Castro Alves promovem o seminário a partir das 08h. Na atividade, o Gambá falará sobre as ações para conservação da Serra da Jiboia e o professor Renato Almeida, da UFRB, dará uma palestra sobre resíduos sólidos.

Saiba mais sobre o Projeto Ações Ambientais Sustentáveis

O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis é desenvolvido na região do Recôncavo Sul Baiano, a sua primeira fase foi entre 2010 e 2012. Desde agosto de 2013, a segunda fase vem sendo executada e, atualmente, as ações abrangem os municípios de Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Santa Terezinha, São Miguel das Matas e Varzedo.

As ações do Projeto, com patrocínio da Petrobras, visam à recuperação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica e Caatinga da região, através da restauração de Áreas de Preservação Permanente, instalação de cercas vivas e ações de educação ambiental. O objetivo do projeto é promover a manutenção dos serviços ambientais prestados pela natureza, como produção de água e oxigênio e proteção de solos, contribuindo para a produção agrícola e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Serviço

SEMINÁRIO ALTERNATIVAS PARA A PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE – DESAFIOS LOCAIS, REGIONAIS E GLOBAIS

Quando: 03/06, a partir das 8h.

Onde: Clube Bomfim , Castro Alves (BA)

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA