Reunião do CRBMA conta com participação do Inema

13/07/2011

O Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica realizou a sua reunião ordinária dia 7 de julho de 2011 e recebeu a visita de Maísa Flores, coordenadora de Interação Social do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – INEMA, ligado Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Na oportunidade, a gestora apresentou como a coordenação deverá funcionar administrando e mobilizando a sociedade para participação nos comitês de bacia e nos conselhos das unidades de conservação ambiental.

Atualmente existem 45 unidades de conservação na Bahia. No plano de ação da nova coordenação consta o mapeamento dos conselhos gestores das unidades de conservação e dos comitês de bacia, além da mobilização necessária para criação de 11 novos comitês de bacia. A coordenação também vai trabalhar no fortalecimento dos conselhos gestores das unidades e comitês que já estão em funcionamento, bem como participará da III Conferência Estadual de Meio Ambiente. Segundo Flores, será compromisso da SEMA rever as deliberações das conferências anteriores e trazer para os participantes respostas sobre o que foi realizado e problemas identificados ao longo do processo.

Será priorizada a formação continuada dos membros dos comitês de bacia e  dos gestores de unidades de conservação, a fim de qualificar a participação nesses colegiados situação desses coletivos. Atualmente estão em funcionamento os comitês de bacia do Rio Corrente, Contas, FRABS – Frades, Buranhém, Santo Antônio, Itapicuru, Leste , Paraguaçu, PIJ – Peruipe, Itanhém, Jucuruçu, Paramirim e Santo Onofre, rio Grande, Recôncavo Norte e Inhambupe, Recôncavo Sul, Sobradinho, Salitre, Verde e Jacaré. Flores afirmou que é compromisso da Coordenação de Interação Social trabalhar pelo funcionamento regular dos comitês já criados, mobilizando os membros e contribuindo para que a atuação seja constante.

A gestora sinalizou que está na pauta da secretaria a discussão sobre o meio ambiente urbano, a partir de uma provocação da sociedade e das comunidades onde vem atuando. Atualmente a Sema não tem assento no Conselho de Desenvolvimento Urbano do Estado, o que demonstra a necessidade de abertura de um novo caminho e espaço de participação.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA