Salvador será a 2ª capital brasileira a desenvolver o Projeto Mata Atlântica em ambiente urbano

21/03/2011

O Ministério Público da Bahia, por intermédio da 3ª e 5ª Promotorias de Meio Ambiente, deu início ao Projeto Mata Atlântica Salvador, que busca a efetividade da Lei federal da Mata Atlântica, regulamentada em 2008, em regiões metropolitanas e áreas urbanas. A lei nº 11.428, dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Salvador será a 2ª capital brasileira a implementar esse projeto, depois de João Pessoa, capital da Paraíba.

A 1ª audiência pública para divulgar os resultados desse trabalho aconteceu na tarde do dia 17 de março no auditório da Superintendência do Meio Ambiente – SMA. A apresentação deu ênfase à primeira etapa do projeto, que se encerrará com a obtenção do diagnóstico da vegetação nativa da cidade.

Para tanto, foram selecionados fragmentos de floresta que serão estudados de acordo com os parâmetros básicos do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Através do mapeamento dos remanescentes de Mata Atlântica e a subseqüente análise dos dados obtidos em campo, serão definidos os estágios sucessionais da vegetação do local. A equipe técnica convocada para essa atividade engloba profissionais da UFBA, UEFS, IMA, Jardim Botânico, SMA, Numa e ADEMI. O material coletado vai ser depositado no acervo do Herbário Alexandre Leal Costa, na UFBA.

Dentre os pontos advertidos pelo público presente, está a crítica com relação ao prazo de 7 meses para a conclusão dessa primeira etapa do plano. O questionamento se enraíza na perda da cobertura florestal da cidade devido à aceleração do desmatamento, principalmente na região da Paralela.

Há muito que se necessitava de um Projeto que tivesse em vista a supressão dos remanescentes florestais de Salvador e arredores. A falta de ações de conservação e fiscalização do que acontece na cidade continua refletindo na crescente instalação de empreendimentos imobiliários em regiões que deveriam estar sendo protegidas.

Vale lembrar que o Projeto está chegando atrasado. Mas apesar dessa ressalva a iniciativa é um tanto quanto positiva.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA