Sociedade civil celebra 20 anos da Abong

18/10/2011

Para celebrar o aniversário da Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns, a Regional Nordeste 2 promove o evento 20 Anos de ABONG – Rumo à Rio + 20, nesta quinta-feira, dia 20, às 19hs, na sede da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Rua da Graça, 164 Graça). Na oportunidade, haverá uma exposição sobre a Rio + 20: Cúpula dos Povos, Justiça Social e Ambiental em Defesa das Florestas, além de refletir sobre as Mudanças Climáticas no contexto da Economia Verde. Haverá também espaço para confraternização e celebração do aniversário da entidade, voltado para organizações filiadas, redes, movimentos, grupos populares e pessoas amigas.

Num cenário de constante criminalização das ONGs e dos movimentos sociais, a Abong congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia. As entidades que fazem parte da associação têm atuação reconhecida em seus estados, seja pelas ações que desenvolvem, seja pelo exercício da cidadania ativa. Com perfil político caracterizado pela resistência ao autoritarismo; consolidação de novos sujeitos políticos e movimentos sociais; busca de alternativas de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis e socialmente justas; luta contra as desigualdades sociais, econômicas, políticas e civis; a universalização e construção de novos direitos e a consolidação de espaços democráticos de poder.

Entre os princípios defendidos pela entidade está a Igualdade, a diversidade, solidariedade, a pluralidade, a autonomia, a transparência, a participação, a sustentabilidade, a democracia e a horizontalidade. A Abong articula nacional e internacionalmente movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social e ambiental. A entidade e suas afiliadas estão envolvidos diretamente com a construção da Rio +20, evento que reunirá nações e movimentos internacionais no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012, para discutir desenvolvimento sustentável no contexto global.

Esta iniciativa se insere na Campanha Primavera Para a Vida, promovida anualmente pela CESE e que neste ano aborda como tema a Justiça Ambiental.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA