Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Recôncavo Sul é reativado

05/11/2014

Na última sexta feira (30.10) antigos e novos membros do Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Recôncavo Sul da Bahia estiveram reunidos em Santo Antônio de Jesus e decidiram pela reativação do colegiado, ampliação de sua área de abrangência e realizaram também a escolha da secretaria executiva.

A reunião foi proposta pelo Gambá, mas o coordenador executivo da instituição, Renato Cunha, ressalta que a iniciativa foi só para a reativação. O projeto Serra da Jiboia, executado pela instituição, tem como atividade prevista apoiar 3 reuniões do subcomitê, mas elas não serão de responsabilidade do Gambá, que atuará como entidade participante. Para conduzir os processos, Flavio Pantarotto, da RPPN Garirú (Varzedo), foi escolhido secretário executivo e Lilian Cerqueira, do Colégio Estadual Pedro Calmon (Amargosa), como secretária adjunta.

Entre poder público e sociedade civil, estiveram presentes representantes de São Miguel das Matas, Santa Teresinha, Elísio Medrado, Amargosa e Varzedo. Foi deliberado que o subcomitê aumentará sua área de abrangência. Como explica Flávio Pantarotto, “ queremos incluir, além dos 12 municípios que tínhamos antes, Santo Antônio de Jesus e Dom Macedo Costa. Vamos também tentar chamar os municípios que estão  abaixo de Ubaíra, que é Tancredo Neves e Wenceslau Guimarães. Queremos que, com a reanimação do subcomitê consigamos trazer mais gente”.

Flávio também afirma que o plano de trabalho do subcomitê, que será definido nas próximas reuniões, deve ter caráter prático e focar na efetivação da aplicação do novo código florestal. A próxima reunião será dia 17/12, em Amargosa, em local e horário a definir.

IMG_2133

Flavio Pantarotto e Lilian Cerqueira, secretário e secretária adjunta do comitê

O que é a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica?

Reserva da Biosfera é um título conferido à Mata Atlântica pela Unesco que ressalta a importância do bioma para a comunidade global. Esse instrumento foi criado na Conferência sobre a Biosfera, em 1968, e busca a promoção da pesquisa cooperativa, a conservação do patrimônio natural e cultural e a promoção do desenvolvimento sustentável.

A construção e avaliação periódica do plano de trabalho da Reserva a nível nacional é responsabilidade do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, nos estados, pelos comitês estaduais. Já os subcomitês são instâncias regionais que buscam reunir atores sociais atentos às especificidades da conservação a nível local.

O comitê baiano da Reserva da Biosfera também está sendo reativado após publicação de decreto que volta a regulamentar a formação do colegiado que ficou desregulamentada após a extinção do Ingá e IMA.

IMG_2117

Membros discutem a composição e plano de trabalho do subcomitê

 

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA