Trilha convida soteropolitanos a conhecer Pedra de Xangô

12/12/2019

Que tal passar um domingo em contato com a natureza e conhecer um monumento natural sagrado de mais de dois milhões de anos de história? Neste domingo (15), a partir das 08h, acontece a trilha no Parque em Rede Pedra de Xangô, uma oportunidade de conhecer um lugar mágico, fortalecer o axé em um xirê para Xangô e reforçar o movimento Parques em Conexão, em defesa das áreas verdes de Salvador. A concentração vai ser no campo da Pronaica, próximo à Fundação Bradesco, em Cajazeiras. 

“A Trilha Ecológica Pedra de Xangô nasce oficialmente com o objetivo de mobilizar e intensificar as articulações das redes de comunidades terreiros, moradores, ambientalistas, estudantes, acadêmicos, agentes públicos e outros em defesa do Parque em Rede Pedra de Xangô e da APA Municipal Vale do Assis Valente”, explica a advogada e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Ufba, Maria Alice Silva, cuja pesquisa é sobre o parque.

Os participantes vão poder conhecer remanescentes de Mata Atlântica do entorno da Pedra de Xangô e identificar algumas das variedades de ervas curativas e rituais utilizadas por religiões de matriz africana. Para reverenciar o Rei da Justiça e reafirmar a legitimidade dos povos de terreiro, a Associação Cultural Ile Ase Ode Aty Ya Ré vai promover um xirê. A sequência de reverências aos orixás, com cânticos e toques de atabaque vai começar às 10h. Ao longo do dia, a equipe da Biostase Júnior da UNIJORGE, parceira da Associação Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão Paquetan Malembá –  dará continuidade ao levantamento de flora do parque.  

Na sequência começa o encontro de articulação Parques em Conexão, reunindo defensores de áreas verdes de Salvador para planejar ações estratégicas. O encontro é iniciativa de grupos contemplados pela Rede Cidade Popular, chamada de projetos da Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público da Bahia. A ideia é desenvolver ações ambientais, de defesa do direito à cidade, mobilidade e moradia, enfrentamento ao racismo, entre outros temas. Parques em Conexão, um dos 13 projetos selecionados, é uma campanha virtual de comunicação em defesa dos Parques do Abaeté, Pituaçu, São Bartolomeu, Pirajá, Pedra de Xangô e Theodoro Sampaio. 

Com o encontro, o objetivo é ampliar as ações e formar uma rede de proteção ao meio ambiente de Salvador.  “Temos o desafio de ampliar a rede, criar uma estratégia de comunicação, uma pauta comum em defesa não apenas do Parque em Rede Pedra de Xangô, mas de todos os parques de Salvador. Para isso, precisamos caminhar juntos.  Queremos compartilhar vivências, experiências e, também, dizer à sociedade civil e às autoridades constituídas que estamos em conexão. Somos parques em conexão e unidos“, defende Maria Alice.

Sobre a Pedra de Xangô
A Pedra de Xangô, localizada na Avenida Assis Valente no bairro de Cajazeiras, é um santuário que começa a ser mais conhecido em Salvador a partir de luta da comunidade para se tornar parque, como está previsto no PDDU de 2016. Mas a sua história começou há pelo menos dois milhões de anos: o local, que era habitado por indígenas e quilombolas, passou a ser monumento sagrado para os povos de santo de Salvador. 

Como resultado da mobilização que contou até apoio internacional, a Prefeitura de Salvador anunciou em novembro licitação para tirar do papel o projeto arquitetônico do parque, cuja elaboração contou com a participação de lideranças religiosas. Por envolver manifestações culturais, religiosas e redes sociais intimamente ligadas ao território, a partir não só de pontos fixos, mas também de caminhadas e trilhas, o espaço é considerado um parque em rede.

Serviço
Trilha do Parque em Rede Pedra de Xangô
Quando: Domingo (15), concentração às 8h
Onde: Campo da Pronaica, Av. Assis Valente, S/N, Cajazeiras (próximo à Fundação Bradesco) 
Programação: 
9h – Caminhada
10h – Xirê
12h – Encontro Parques em Conexão, articulação em defesa das áreas verdes de Salvador

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA