Vivência do Gambá vai construir trilha interpretativa na Serra da Jiboia

01/09/2015

Banner_Trilhando com o Gambá_2 (1)

Atividade de 3 dias vai possibilitar contato com a natureza, a experiência de planejar uma trilha interpretativa e conhecer um viveiro de mudas nativas

Já imaginou ajudar a moldar uma trilha em meio à Mata Atlântica, lançando o primeiro olhar que vai direcionar o que os próximos visitantes verão? Essa é a proposta do Trilhando com o Gambá, que vai instalar a trilha do Guapuruvu, na Serra da Jiboia, Recôncavo Sul da Bahia. Os participantes vão passar 3 dias em meio à natureza e conhecer um pouco do meio ambiente e da cultura local. A atividade acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Elísio Medrado.

A ideia é planejar e instalar a Trilha dos Guapuruvus. Para conhecer, sinalizar e planejar os atrativos da trilha, os participantes da vivencia serão instruídos pela equipe do Gambá sobre características da Mata Atlântica e como pinçar elementos encontrados na caminhada para explicar relações ecológicas e o funcionamento do bioma.

A bióloga Isabelle Blengini, que vai facilitar a vivência, explica um pouco a proposta de construção da trilha: “É um espaço natural que já existe e nós vamos ressignificá-lo. “Vamos entender um pouco a sua dinâmica e coletivamente vamos trabalhar as espécies que existem ali, lembrando tanto dos aspectos bióticos como dos abióticos e também da questão socioambiental”. Para ela, a vivência pode ser um momento de fugir do caos das cidades, “a função de uma trilha interpretativa é também ter um maior contato com a natureza, entender que você também faz parte desse sistema e reconectar com ele, já que temos vivido muito em zonas urbanas”.

Ao longo dos três dias acampado na Serra da Jiboia, o participante vai conhecer também os viveiros de restauração florestal do Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre (CPMVS) do Gambá.  Lá são produzidas as mudas usadas em ações de reflorestamento. Será uma chance de conhecer mais de perto o ciclo da restauração ecológica.

A trilha dos guapuruvus é de nível fácil, portanto não requer um grande preparo físico. O único requisito é ter mais de 18 anos. O pacote da vivência inclui hospedagem e acampamento para os três dias, além do transporte saindo e retornando à Salvador. Serão 30 vagas. Para inscrição e pagamento clique aqui. 

serradajiboia5

 

 

 

 

Vista aérea da base do Gambá na Serra da Jiboia, onde será realizada a vivência
 

Serra da Jiboia

A Serra da Jiboia é o último grande remanescente florestal do Recôncavo Sul Baiano, ele envolve cinco municípios da região: Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, Castro Alves e Santa Teresinha. Além da exuberância de suas florestas, a Serra tem o atrativo de ser área de transição entre Mata Atlântica e Caatinga.

O Gambá e outras organizações locais trabalham para proteger a região há quase duas décadas. Mais recentemente, estudos têm sido realizados na área para subsidiar a criação de uma ou mais unidades de conservação na região e favorecer a conservação da área. As pesquisas conduzidas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia têm registrado a ocorrência de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem na região, e algumas ainda não conhecidas pela ciência, provando a grande importância ecológica da serra.

Serviço

Vivência Trilhando com o Gambá

Quando: 25, 26 e 27 de setembro

Onde: CPMVS, base do Gambá na Serra da Jiboia, a 12 km de Elísio Medrado (BA) – O transporte saindo e retornando à Salvador está incluso na inscrição.

Quanto: 

tabela-de-preços

Inscrições:  CLIQUE AQUI

Sobre o Gambá

O Gambá é uma organização não governamental que há 33 anos atua na defesa do Meio Ambiente na Bahia e há 19 está presente no Recôncavo Sul Baiano. A instituição tem tradição e reconhecimento em suas ações de reflorestamento, educação ambiental, campanhas para conscientização e proposição e monitoramento de políticas públicas.

Tendo sempre atuado com financiamento por editais, o objetivo agora é moldar um modelo de negócio socioambiental que permita a continuidade das atividades sem depender exclusivamente dos projetos e trazendo um impacto positivo aos locais onde atua, colaborando para construir consciência ambiental, gerando renda e favorecendo a conservação ambiental. A vivência Trilhando com o Gambá é nossa primeira iniciativa na área do turismo de experiência e vem sendo conduzida com a parceria da empresa socioambiental Ser.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA