Programa Formação da Cidadania

Este programa valoriza nas atividades desenvolvidas pelo Gambá os processos de ensino/aprendizagem inerentes a qualquer ação, incentivando o exercício da cidadania.

Os projetos vinculados a esse programa têm como foco a Educação Ambiental, a Comunicação e a Mobilização Social. A idéia é disponibilizar informações ambientais para as comunidades numa perspectiva local e incentivar a participação da sociedade nos espaços decisórios. Este programa também acompanha a Política de Educação Ambiental em níveis estadual e nacional, promovendo a pesquisa e a prática de tecnologias ecologicamente adequadas.

Educação Ambiental

Para o Gambá a Educação Ambiental (EA) é agente de mudança de comportamento e formação de novos valores. O planejamento de suas ações baseia-se nos princípios do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, firmado na ECO-92, da Lei Nacional nº 9795/99 sobre Educação Ambiental e, a partir de 2011, também da Lei de EA da BA, com a qual colaborou com a elaboração.

Presente em todas as ações do Gambá, a EA é desenvolvida através de cursos, seminários, palestras, debates, campanhas e atividades de mobilização social, sempre voltada à conservação dos recursos naturais e à reflexão sobre as implicações da ação humana sobre o meio ambiente.

Considera-se que a Educação Ambiental é um processo contínuo e permanente, voltado para estimular o exercício da cidadania, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, e deve valorizar a participação das pessoas e dos diversos setores da sociedade, visando sempre à busca de soluções dos problemas socioambientais que a população do país enfrenta.

Cedea
Centro de Documentação e Educação Ambiental do Gambá – Cedea é uma estrutura criada para auxiliar as atividades do grupo, que organiza a documentação e dá suporte para o desenvolvimento de atividades de EA.  Fica na sede, em Salvador, e está temporariamente desativado, no aguardo de novos recursos para sua manutenção. Saiba mais.

Atividades atuais
No momento, além da elaboração de propostas de trabalho com foco principal na EA, o Gambá está desenvolvendo as seguintes ações nesse programa:

– participação nas reuniões ordinárias da Comissão para acompanhar a divulgação e a implantação da Lei (nº 12.056/11) e do Programa de EA da BA;

– participação no Grupo de Trabalho da Regulamentação da Lei de EA da Bahia;

– participação na Câmara Técnica de Mapeamento e Avaliação.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA