Histórico da Reaba

A Reaba foi instituída oficialmente no ano de 1992, por ambientalistas e educadores ambientais baianos que participaram da Eco-92, com o objetivo inicial de divulgar o “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, fruto das discussões entre ONGs do mundo todo, durante a Eco-92.

Nessa época, a rede atuou participando de atividades e realizando eventos para divulgar e discutir o Tratado. Foi firmado um convênio entre várias instituições, incluindo as principais universidades baianas, para a implantação da rede. No entanto isso não garantiu a continuidade das suas ações. Enfrentando várias dificuldades operacionais e a pouca facilidade para o funcionamento de uma rede virtual, a Reaba foi perdendo sua força. Em 97,as  discussões tomaram impulso novamente, estimuladas pelo período preparatório do IV Fórum de EA , que ocorreu em Guarapari/ES e pela IConferência de EA promovida pelo MMA, em Brasília. Mais uma vez a rede não conseguiu manter-se ativa.

No segundo semestre de 2003, com a realização da I Conferência Nacional pelo Meio Ambiente – versão Infanto-juvenil, há um reencontro dos profissionais que atuam na área da EA e reativa-se o sonho da Reaba. Em 13 de fevereiro de 2004, por ocasião do Seminário de EA. promovido pela Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, rearticula-se novamente a Reaba, num evento que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da área ambiental, representantes de ONGs e de instituições públicas e privadas.

A rede sempre esteve sediada em Salvador. Logo após a Eco-92 a Faculdade de Serviço Social da UCSAL (Campus Federação) cedeu um espaço para que as reuniões fossem feitas. Já no final da década de 90 ela esteve, por um período, funcionando no Grupo Ambientalista da Bahia-Gambá. Em 2004 quando foi reativada passou a funcionar tendo o Pangea-Centro de Estudos Sociambientais como entidade referência e, pela primeira vez, recebeu um recurso financeiro de U$ 4.000,00, doado pelo GGF-Global Greengrants Fund. Realiza-se então o I Encontro de elos da rede (Feira de Santana – dez/2004), quando estrutura-se o Grupo Estadual da Reaba, para facilitação e administração da rede. A partir de meados de 2006, novamente o Gambá dispõe-se a ser entidade referência e solicita novo financiamento para o CASA-Centro de Apoio Socioambiental (antigo GGF), também de U$ 4 000,00. Vieram o II e o III Encontro de elos (Irecê-agosto/2005 e Juazeiro-maio/2007). Em 2007, no encontro de Juazeiro, ficou definido que o Grupo Estadual da Reaba seria deslocado da capital para o interior, com a participação de elos do extremo sul da Bahia:

  1. Miriam Silva – Instituto Sociocultural Brasil Chama África de Porto Seguro, que funciona como a Secretaria Executiva da rede (conselhoetnico@yahoo.com.br)
  2. Anete –  Educadora Ambiental – Santa Cruz de Cabrália
  3. Luciana – ONG Cepedes – Centro de Estudos e Pesquisas do Extremo Sul da Bahia – Eunápolis
  4. Jaqueline – ONG Movimento Cultural Artemanha – Caravelas

Desde 2004, que além da mobilização dos seus integrantes, o trabalho da Reaba está voltado para o acompanhamento da implantação da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, no Estado da Bahia. Teve participação nos processos das I, II e III Conferências de Meio Ambiente, dos V e VI Fóruns Nacionais de EA (Goiânia e Rio de Janeiro) e na construção da Política Estadual de Educação Ambiental. Acompanha os trabalhos da CIEA-BA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia, desde a sua implantação (2004), inicialmente como convidada colaboradora e posteriormente com assento titular, colaborando com a elaboração e a consulta pública da Lei Estadual de Educação Ambiental, nº 12.056/11, e do Programa de Educação Ambiental da Bahia – PEA-BA.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA