Conheça a Convergência pelo Clima, rede de organizações que fomenta discussão sobre crise climática em Salvador

18/06/2020

Em agosto de 2019 Salvador sediou a Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima. O encontro promovido pela ONU aconteceu em um momento de transição para a política ambiental brasileira a partir da entrada da gestão Bolsonaro e quase foi cancelado, já que o ministro Ricardo Salles ameaçou fechar as portas do país para a discussão sobre mudanças climáticas. Para marcar o momento gravíssimo, uma série de organizações, coletivos e movimentos sociais foi impelida a tomar posição no evento, pressionando por uma ação real pelo clima em todas as esferas do poder público. Surgia assim a Convergência pelo Clima com seu mote “Não há Planeta B”.

Nesse primeiro momento, organizações ambientalistas, sindicais, movimentos sociais, entidades técnicas, pesquisadores, representações partidárias, entre outros atores, realizaram atos no evento da ONU e em locais públicos de Salvador chamando a atenção para a urgência do tema para a vida humana e demandando ação do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Salvador.

Passada a Semana do Clima, a Convergência seguiu em atividade, puxando a realização da Greve Mundial pelo Clima em Salvador, no dia 20 de setembro. Um ato foi articulado em parceria com centrais sindicais, na praça do Campo Grande, e com a realização de uma aula pública sobre mudanças climáticas e seus efeitos práticos em nossas vidas.

Assista a aula pública realizada na Greve Mundial pelo Clima em 20/09

Em janeiro de 2020 a Convergência ganha novas adesões de instituições selecionadas pelo edital Casa Cidades, articulado localmente pelo Gambá e que reuniu 11 iniciativas por uma cidade mais inclusive, resiliente e sustentável. Com o fim da execução dos projetos, as instituições passam a integrar a rede que também traça novos objetivos: acompanhar a elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Salvador (PMAMC), em execução pela prefeitura de Salvador, e pautar a crise climática nas eleições municipais, previstas para esse ano.

Com o PMAMC em vista, foram realizados dois encontros presenciais para ampliar as discussões e coletar sugestões dos territórios para o plano sendo executado pela prefeitura. Um momento de formação com o professor da UFBA Osvaldo Soliano, especialista em clima, e um encontro realizado na Casa Ninja Bahia com representantes de diversos territórios. As duas atividades geraram o primeiro documento com sugestões enviado à equipe de elaboração do plano, foram urgências identificadas e sugestões sobre como a cidade procurar mitigar e se adaptar à crise climática.. Leia o documento na íntegra.

Assista ao encontro realizado na Casa Ninja Bahia: Parte 1 e parte 2

Para aprofundar a participação social na elaboração do plano, foi articulado o projeto Emergência Climática em Salvador – Desafios e Controle Social, com financiamento do Fundo Socioambiental Casa. Tocado pelo movimento Canteiros Coletivos em parceria com o Gambá e articulado no âmbito da Convergência pelo Clima, o projeto tem buscado ampliar a discussão sobre o plano entre atores relevantes da cidade. O projeto já promoveu a análise técnica da Avaliação de índices de Risco Climático de Salvador (2º produto do PMAMC), compilando inúmeras sugestões e análise crítica de especialistas sobre esse produto apresentado pela prefeitura.  Realizou também, no último dia 12, uma live aberta ao público discutindo a relação dos parques e áreas verdes de Salvador e o clima urbano. Outras lives ainda acontecerão com temas a serem definidos. Fique ligado no facebook e instagram do Gambá e Canteiros Coletivos para saber das novidades!

Saiba mais sobre a análise da Avaliação de índice de Risco Climático 

Assista a live Parques e Clima de Salvador

De março para cá, a Convergência pelo Clima recebeu novos integrantes. Hoje, temos em torno de 50 componentes (Confira a lista completa). entre organizações, movimentos socioambientais, associações de moradores e centros de pesquisa de universidades. A Convergência está sempre aberta a novas adesões, se você ou sua organização deseja integrar nossa rede, conheça o nosso pacto pelo clima, preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA