Conselho Gestor do PAAS debate mobilização ambiental

04/11/2014

Dia 29 de outubro os conselheiros do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis estiveram reunidos na base do Gambá em Elísio Medrado, o CPMVS, para realizar o controle social do projeto. Mediados pela equipe de educação ambiental do Gambá, eles também promoveram um debate propositivo sobre meios de potencializar a mobilização social para conservação ambiental. Esta foi mais uma atividade do projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

Dois assentos destinados à sociedade civil foram preenchidos na reunião. A Acema (Associação de Ciclismo e Mobilização Ambiental) preencheu a segunda vaga do setor em Castro Alves. A suplência ficou com a Com-Vida do Colégio Polivalente, com representação da aluna do ensino médio Lorrana Sapucaia. Em Santa Teresinha, a Associação Comunitária de Cercadinho preencheu o primeiro assento da sociedade civil.

IMG_1829

Luciano Cortes, Renato Cunha e Felipe Bucheni dão as boas vindas à reunião

 

Discussões para mobilização

Após a aprovação da ata, preenchimento dos assentos e relato das atividades executadas nos últimos 3 meses e da execução financeira do projeto, o Gambá propôs uma roda de conversa em que seriam discutidas proposições para fortalecer a restauração florestal, mobilização de parceiros e fortalecimento da gestão ambiental nos municípios da região.

Para Felipe Bucheni, que coordena as ações de educação ambiental do projeto, as sugestões dos conselheiros apontam para a formação e ampliação de uma rede de mobilização: “Em linhas gerais, os conselheiros visualizaram que o envolvimento de setores do poder público, as secretarias, as escolas, as igrejas e outras entidades propulsoras da rede, com maior influência e capilaridade, como o Ministério Público, seriam os articuladores e fomentadores dos acontecimentos. Quem estaria movimentando essa rede seriam o Ministério Público e as prefeituras. Quem seriam os anéis de mobilização dessa rede? As escolas, entidades religiosas e comunitárias. E através da aplicação dessa metodologia a gente conseguiria levar informação a muita gente e fazer a mobilização”, explica.

Uma das sugestões foi lançada ao Gambá em forma de desafio. O secretário de agricultura e meio ambiente de Dom Macedo Costa, Sidnei Rodrigues, e Armando Nascimento Filho, da Associação de Ciclismo e Mobilização Ambiental de Castro Alves, lembraram o potencial de mobilização do cicloturismo e desafiaram o Gambá a incorporá-lo em suas atividades de sensibilização. Armando explica como o esporte pode ser aliado da conservação ambiental. “o cicloturismo, pela baixa velocidade do esporte, favorece a observação da natureza. A gente mora em uma região de transição entre biomas, de caatinga para a mata atlântica. Quando pedalamos no Vale do Paraguaçu a gente vê uma degradação grande por conta da monocultura e da pecuária extensiva. Na região da Serra da Jiboia, a gente vê uma diminuição de recursos hídricos. Nas cachoeiras que a gente passa, é fácil de ver uma diminuição de água.”

IMG_2064

Ao centro, Lorrana Sapucaia e Armando Nascimento Filho, conselheiros recém empossados pela sociedade civil de Castro Alves

Rumo à 5ª reunião

Para Felipe Bucheni, os resultados da reunião foram positivos: “Eu acho que conseguimos tocar as pessoas, conseguimos envolver os conselheiros e colocar na cabeça e na prática o que é ser um conselheiro de um projeto ambiental. Surtiu efeito. Sempre estamos querendo melhorar, mas mostrou caminhos de como sensibilizar e fazer os conselheiros atuarem. Olhando por essa lógica alcançamos um bom resultado.” A próxima reunião ordinária do conselho será no dia 5 de março de 2015, no município de São Miguel das Matas, a convite do secretário de agricultura e meio ambiente, Helder Giovanny.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA