Gambá apresenta PMMAs de 5 municípios

28/04/2016

Semana que vem o Gambá estará em Eunápolis, Cabrália, Itabela, Itagimirim e Guaratinga para mostrar e aprovar com os conselhos municipais de meio ambiente o resultado final dos Planos Municipais de Mata Atlântica. O plano construído participativamente pela equipe técnica do Gambá e participantes das oficinas no município é um instrumento para ajudar a gestão ambiental municipal a priorizar ações e áreas para a conservação e recuperação de Mata Atlântica.

Veja a agenda de reuniões:

Eunápolis
03/05 – 16h – Secretaria de Meio Ambiente

Cabrália
04/05 – 9h – Casa Cabral Belmonte

Itabela
04/05 – 16h – Secretaria de Meio Ambiente

Itagimirim
05/05 – 10h – Câmara Municipal

Guaratinga
06/06 – 10h – Prefeitura

Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06),que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas e proteger a Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro.

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado.

Estão sendo realizados os Planos Municipais de Conservação e Restauração de Mata Atlântica de 9 municípios do sul e extremo sul da Bahia: Canavieiras, Mascote, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itagimirim, Itabela e Guaratinga. Esse é um projeto executado por Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, a WWF, a Conservação Internacional, a Veracel Celulose, a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e prefeituras.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA