Gambá endossa carta contra MP da grilagem

15/04/2020

O Grupo Ambientalista da Bahia foi uma das 137 organizações da sociedade civil que assinou documento da Frente Parlamentar Ambientalista contra Medida Provisória 910/2019, que está sendo conhecida como MP da Grilagem. Além das organizações, assinam o documento 8 ex-ministros do meio ambiente, além de mais de 30 deputados federais, estaduais e vereadores representando 8 partidos.

Leia o documento na íntegra

A MP da grilagem vem sofrendo duras críticas por facilitar a regularização fundiária de propriedades ocupadas até maio de 2014 e com extensão de até 15 módulos fiscais – a lei anterior simplificava o processo para propriedades ocupadas até 2008 e 4 módulos fiscais. Há o receio de que o aumento no tamanho e na quantidade de propriedades regularizadas pela medida provisória aumente o desmatamento e regularize atividades ilegais.

Ilustração produzida pelo ISPN esquematiza como a grilagem favorece o desmatamento

A medida foi apresentada pelo Governo Federal e precisa ser validada ou rejeitada pelo congresso até 19 de maio. Enquanto deputados governistas tentam adiantar a votação, líderes de partidos da oposição defendem que a medida precisa de mais discussão e não pode ser votada no momento em que todas as atenções se voltam ao combate da pandemia de COVID-19.

Você pode saber mais sobre a MP910 no site do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e ajudar a pressionar os congressistas a rejeitar a MP910 na página www.saldaoamazonia.org.br.A mobilização de todos é muito importante nesse momento.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA