Município de Castro Alves recebe conselho gestor do Projeto Serra da Jiboia

11/06/2015

Armando Nascimento, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Castro Alves, faz as honras da casa

Armando Nascimento, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Castro Alves, faz as honras da casa

O Projeto Serra da Jiboia reuniu seu conselho gestor neste dia 9 de junho para avaliar e conversar sobre suas ações. Os conselheiros, atores da sociedade civil e poder público, que realizam o controle social do projeto, foram recebidos pela Prefeitura de Castro Alves, que recepcionou e organizou a reunião através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Neste encontro além dos relatos de atividades e financeiros, também foram levantadas algumas discussões e dados importantes sobre a serra. A bióloga Gisele Castro apresentou o trabalho em que sugere a ocorrência de uma nova espécie vegetal. Ao pesquisar a ocorrência de plantas da família das Aráceas na área de Santa Teresinha foi encontrada uma espécie ainda não descrita pela literatura. “Quando foi levantada a suspeita de que era uma nova espécie realizamos os procedimentos para confirmação. Enviamos, além de uma duplicata, um exemplar in vivo para o responsável por alimentar a lista brasileira de espécies Aracae. Ele afirmou, na época, que se tratava de uma espécie nova, mas ainda não realizamos a descrição da espécie para que possamos publicar como uma˜, afirma Gisele. A descoberta demonstra mais uma vez a riqueza de biodiversidade da Serra da Jiboia.

Imagem1

Detalhe da Arácea encontrada por Gisele Castro na Serra da Jiboia

Outro assunto que mobilizou os conselheiros foi o Ecoturismo. Breno Pessoa, mobilizador social do projeto fez uma reflexão sobre os potenciais de ecoturismo da Serra usando como exemplo a Pedalada Ecológica que foi realizada na área no último dia 31. A perspectiva de geração de renda aliada à conservação animou os participantes da reunião. Outra possibilidade de movimentar a região é a realização de um encontro literário da Universidade Estadual de Feira de Santana na cidade de Castro Alves, famosa por ter abrigado o poeta de mesmo nome.

Para Isabelle Blengini, a coordenadora do projeto, a reunião foi boa, “foi interessante a apresentação de dados que desconhecíamos, como a nova espécie de Arácea e houve muita qualidade na participação dos conselheiros”. A próxima reunião do conselho gestor será realizada em agosto.

Projeto Serra da Jiboia

O Projeto Serra da Jiboia, financiado pelo Funbio através do fundo TFCA, está realizando estudos socioeconômicos e ambientais na Serra da Jiboia e em seu entorno para discutir a melhor forma de conservar a região, que é um dos maiores remanescentes florestais de Mata Atlântica do Recôncavo Sul. O projeto iniciou em junho de 2014 e está sendo executado pelo Gambá, tendo como parceiro institucional a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA