Parceria de responsabilidade ambiental gera primeiro plantio de mudas nativas

21/05/2019

Desde novembro de 2018, a cada contrato de venda ou aluguel de casas e apartamentos assinado, as 6 imobiliárias da rede Netimóveis Bahia destinaram o valor de uma muda para o Gambá reflorestar a Serra da Jiboia, no Recôncavo Sul da Bahia. O primeiro plantio da parceria aconteceu semana passada, em uma propriedade no município de São Miguel das Matas, onde foram plantadas 400 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica.

A equipe de viveiristas do Gambá esteve em campo nos dias 15 e 16 realizando o plantio na propriedade de Florisvaldo de Oliveira Moura, no Riacho das Bananeiras. Uma área de 0,39 hectare recebeu o plantio e, com os devidos cuidados, deve ver crescer um fragmento de floresta a partir das mudas florestais nativas produzidas pelo Gambá em seu viveiro.

Florisvaldo conta que a área fica ao lado de onde corria o rio Pequeno, hoje seco. “Era pasto, com a falta de água tivemos que cavar um poço. Agora tem que plantar árvore para a água voltar”, conta Florisvaldo, que tem lavoura de cacau, laranja e reservava uma pequena área para pasto. Agora ele avalia que ela será melhor aproveitada com as árvores nativas que ajudam a resolver a seca.

A propriedade de Florisvaldo fica em São Miguel das Matas, um dos cinco municípios que  rodeiam um dos últimos fragmentos florestais do Recôncavo Sul Baiano: a Serra da Jiboia. Atuando na área há mais de 20 anos, o Gambá produz mudas nativas e busca recursos para realizar restaurações florestais e ajudar a sanar o problema de falta de água decorrente, também, do desmatamento na região. Junto à UFRB conduziu estudos que culminaram na proposta de criação de um mosaico de Unidades de Conservação justificada pela grande importância cultural, social, econômica e de biodiversidade da Serra. A proposta e os estudos foram entregues aos municípios, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, mas sua efetivação continua engavetada.

A parceria com a Netimóveis foi uma das formas encontradas para realizar reflorestamento na região. Segundo o coordenador executivo do Gambá, Renato Cunha, a entidade busca outras empresas dispostas a exercer a responsabilidade socioambiental e colaborar no cuidado com essa importante área de transição entre Mata Atlântica e Caatinga. “A responsabilidade socioambiental das empresas, além de ajudar uma organização como o Gambá a fazer a proteção da biodiversidade e restaurações florestais, é fundamental até mesmo para ampliar seus próprios negócios”, defende Renato. Ele lembra que as restaurações são uma forma de combater uma das maiores preocupações mundiais atualmente : “Essa iniciativa também contribui para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. O Gambá pode, inclusive, realizar plantios para amortizar a emissão de carbono de uma empresa ou evento”.

Foram muitas mãos trabalhando juntas em uma grande corrente de cuidado ambiental para o plantio acontecer. Tudo começou com as 400 pessoas que fecharam contrato com a BLI Netimóveis, Domício Netimóveis, Grimf Netimóveis, José Alberto Netimóveis, Nnova Netimóveis e Super Netimóveis. Ao fazer negócio com estas empresas que praticam a responsabilidade socioambiental, os clientes passaram o bastão para a empresa, que financia, e para o Gambá, que executa. As mãos de nossos viveiristas foram as que fizeram as covas e plantaram as 400 mudas, no terreno já preparado e cercado por Florisvaldo e seu filho Jocélio Moura de Oliveira. Os dois agora se comprometeram a cuidar da área com carinho, contando com a manutenção periódica da equipe do Gambá, para ver crescerem as árvores que devem tornar a água mais abundante na propriedade e quem sabe trazer o rio Pequeno de volta.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA