Santa Cruz Cabrália e Eunápolis construirão diagnóstico para o Plano Municipal de Mata Atlântica em oficina

02/09/2014

Dialogar sobre os potenciais e dificuldades da conservação e recuperação da Mata Atlântica nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, esse é o objetivo das oficinas de diagnóstico que o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e SOS Mata Atlântica realizarão em parceria com as prefeituras municipais e Conselhos de Meio Ambiente nos dias 09 e 10/09, respectivamente.

As oficinas fazem parte do processo de construção do Plano Municipal de Mata Atlântica de Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, nelas serão levantadas e debatidas informações importantes para a realização e composição do diagnóstico com atores sociais locais. Os dados, desde a identificação e mapeamento de fragmentos de Mata Atlântica, passando pela análise dos instrumentos de gestão ambiental, até a identificação de demandas populares que se relacionem ao uso, à proteção e à conservação do bioma, vão embasar os planos de ação, próxima fase do projeto.

O objetivo do plano é criar estratégias para o uso sustentável da Mata Atlântica na região do extremo sul da Bahia, que até os anos 80 ainda mantinha 80% da cobertura vegetal original, mas nas últimas décadas vem sofrendo intenso desmatamento e degradação dos seus recursos naturais. Para Renato Cunha, coordenador do projeto no Gambá, “o Plano de Mata Atlântica é uma importante ferramenta para a gestão territorial e contribui para uma melhor gestão ambiental do município”.

As oficinas procuram envolver o maior número de atores sociais para construir coletivamente um diagnóstico que retrate as necessidades específicas de cada município. “No caso de Cabrália, é uma boa oportunidade para planejar o uso sustentável da Mata Atlântica pelas comunidades tradicionais como indígenas e pescadores, além de agricultores familiares. E também para o turismo sustentável. Já em Eunápolis, o plano deverá orientar ações de recuperação devido à pouca quantidade de remanescentes florestais de Mata Atlântica no município”, explica Renato.

A construção do diagnóstico nas duas cidades faz parte do projeto executado pelo Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, a WWF, a Conservação Internacional, a Veracel Celulose, a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e prefeituras. Serão realizados os Planos Municipais de Conservação e Restauração de Mata Atlântica de 9 municípios do sul e extremo sul da Bahia: Canavieiras, Mascote, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itagimirim, Itabela e Guaratinga.

Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06), que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas e proteger a Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro.

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado.

Serviço
Oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Mata Atlântica de Santa Cruz Cabrália
Quando: 09/09/2014
Onde: Secretaria de Meio Ambiente (Casa Cabral Belmonte, BR 367 Km 82, Praia de Mutari, Santa Cruz Cabrália/BA)
Horário: 8:30 às 17h

Oficina de diagnóstico do Plano Municipal de Mata Atlântica de Eunápolis
Quando: 10/09/2014
Onde: Auditório do IFBA, Avenida David Jonas Fadini, s/n, Rosa Neto
Horário: 8:30 às 17h

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA