“Reflorando a Barragem da Jacutinga” – dia 21 de Setembro – Dia da Árvore.

15/09/2011


A ação contrária ao desmatamento é o reflorestamento. Plante essa idéia!

Dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, será um dia especial para a conservação ambiental do município de Elísio Medrado, localizado no Recôncavo Sul Baiano. A ação programada para esse dia é um Mutirão Comunitário e Educativo de Reflorestamento da Área de Preservação Permanente da Barragem da Jacutinga.

Através do Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano”, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia contribuirá com a doação de 8.000 mudas nativas da Mata Atlântica, produzidas com alta diversidade florística e genética, o que garante o sucesso dos plantios de recuperação florestal. Todos os presentes poderão participar da ação de reflorestamento e plantar as mudas. Para tanto, serão orientados pela equipe do Gambá que estará presente no local.

O evento contará também com a participação da Associação dos Moradores da Jacutinga e de estudantes de diversas escolas das redes municipal e estadual de Elísio Medrado, entre eles, membros do Grupo “Com Vida” do Colégio Rômulo Galvão.

O Mutirão é uma realização conjunta do “Grupo de Trabalho para a Recuperação da Barragem e Nascentes do Rio Jacutinga”, uma equipe de articulação ambiental composta por representantes do Gambá, Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Elísio Medrado, Primeira Igreja Batista em Elísio Medrado e da Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Vale do Jacutinga (Codevaj). São apoiadores do evento as Secretarias de Educação e Obras do município, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), por meio da Base Ambiental do Recôncavo Sul Baiano, e o Ministério Público do Estado da Bahia.

Sobre a Barragem da Jacutinga.

A Barragem da Jacutinga foi implantada pela Embasa e abastece o município de Elísio Medrado (sede e comunidades da zona rural) há mais de 25 anos.  Seus principais cursos d’água são os Rios Jacutinga e Palmeira, ambos com nascentes na Serra da Jibóia.

O desmatamento da Mata Ciliar, Área de Preservação Permanente – APP da barragem e o uso dessa área para criação de animais (pastagens) estão favorecendo o assoreamento dos rios e a contaminação da água, o que é visível através da cor e odor característicos de ambientes eutrofizados. O processo de assoreamento e contaminação desse reservatório compromete sua capacidade de abastecimento, e, portanto, a saúde e qualidade de vida das comunidades que dele dependem.

O quê – “Reflorando a Barragem da Jacutinga”.

Quando – Dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a partir das 8 horas.

Onde – Barragem da Jacutinga, Fazenda Jacutinga, Comunidade da Jacutinga, Elísio Medrado/BA.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA